09/11/2022 15:52 | Segurança

Seris inicia estrutura para atender apenados do regime aberto de Alagoas

Gestor responsável, Alexsandro Luz, destaca encontros periódicos, como palestras motivacionais, para quem progrediu de regime


Ações da Seris vão permitir um panorama sobre a realidade dos reeducandos do regime aberto de Alagoas.

Jorge Santos


Regina Carvalho / Ascom Seris

O sistema prisional alagoano iniciou a implantação de uma nova estrutura para atender apenados do regime aberto. Em Alagoas, mais de 2,3 mil pessoas estão nessa modalidade de cumprimento de pena. A medida permite melhor acompanhamento de quem está na última etapa da progressão, proporciona conhecer a realidade desse público e permitir políticas públicas direcionadas.


“O regime aberto era integrado com o semiaberto, com apresentação regular dos apenados na 16ª Vara de Execuções Penais para prestar informações sobre a rotina. Por solicitação do judiciário, as duas modalidades foram desmembradas. Com isso, a Seris ficou com a responsabilidade de reservar uma unidade para acolher aqueles do regime aberto”, explica o policial penal e gestor do aberto Alexsandro Luz.

 

De acordo com ele, foi montada uma nova unidade, não como uma sede, mas com estrutura virtual para atender os apenados. Agora é possível consultar e encontrar o reeducando do aberto.


“Estamos virtualmente e administrativamente independentes. Os reeducandos precisam se apresentar e os acompanhamos, além disso, mantemos atualizados os prontuários dos reeducandos, que são digitalizados”, finaliza.

 

Na primeira segunda-feira de cada mês, os apenados do regime aberto de Alagoas terão a oportunidade de ouvir de profissionais, a partir da realização de palestras, informações que podem auxiliar no acesso a benefícios garantidos nessa modalidade de pena, políticas públicas direcionadas e a importância do cumprimento das condições estabelecidas com a progressão.

 

O primeiro encontro aconteceu na última segunda (7), na Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa). A iniciativa é da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que se aproxima dos reeducandos dessa modalidade de cumprimento de pena e, com isso, passa a conhecer as necessidades desse público que reúne mais de 2,3 mil pessoas.

 

Alexsandro Luz destaca, ainda, que durante esses encontros os apenados terão informações sobre direitos e benefícios que vão adquirir com a progressão de pena, assim como saber programas que podem participar.

 

“Agora o regime aberto será acompanhado, ajudado e apoiado. A palestra motivacional pode ser oportunidade para o reeducando descobrir como pode tocar a vida, aproveitar oportunidades. Vale lembrar que nessa modalidade, o reeducando é liberado do sistema prisional, mas tem obrigações a cumprir com a justiça. Ele trabalha e estuda durante o dia e tem que estar em casa no horário noturno”, acrescentou Alexsandro.

 

As ações da Seris vão permitir um panorama sobre a realidade dos reeducandos do regime aberto de Alagoas, saber quem está estudando e trabalhando, por exemplo, e assim promover políticas públicas direcionadas.