12/12/2022 15:54 | Segurança

Seris homenageia funcionários do sistema prisional em reconhecimento ao trabalho e dedicação

Secretário Marcos Sérgio diz que é um momento importante para servidores que há décadas prestam serviço à Secretaria de Ressocialização


Secretário Marcos Sérgio entregou dezenove PPPs aos prestadores de serviço e homenageou os funcionários mais antigos da Seris

Jorge Santos / Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

Como forma de reconhecimento pela dedicação à Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), funcionários do sistema prisional foram homenageados nesta segunda-feira (12), em evento realizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Os homenageados receberam o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), documento histórico-laboral.

 

O secretário Cel. Marcos Sérgio de Freitas entregou dezenove PPPs aos prestadores de serviço, em momento que contou também com homenagem aos mais antigos funcionários da Seris. “É um momento importante, porque é o reconhecimento dessas pessoas que há mais de duas décadas vêm prestando serviço à Secretaria de Ressocialização e, principalmente, à sociedade alagoana. Então, nada mais justo de fazermos esse reconhecimento e propiciar para os mesmos essa documentação previdenciária, que vai fazer com que eles possam fazer sua aposentadoria junto ao INSS”, destacou.

 

Desde 2002 trabalhando no sistema prisional, Afrânio dos Santos Araújo, de 64 anos, foi homenageado como um dos mais antigos em atividade na Seris. O servidor já desempenhou várias atividades, entre elas, a guarda patrimonial, que exerce atualmente, a última da sua carreira profissional. “Entrei como agente penitenciário. São vinte anos dedicados à Secretaria. Com muito orgulho eu deixo muitos amigos lá”, disse. “Talvez seja hora de me cuidar mais. Dar uma parada”, acrescentou.

 

Talvez tenha chegado também o momento de Carlos Lopes Feitoza, de 62 anos, que começou a trabalhar no sistema prisional em janeiro de 2003. Ele atuou como agente penitenciário, motorista de viatura e, atualmente, desempenha função em setor administrativo da Seris. “Tenho diabetes e preciso cuidar mais da minha saúde, por isso talvez seja a hora de me aposentar. Penso que é hora de morar no interior, ter uma vida mais tranquila”, destaca o servidor.

 

O policial penal Walfran Fireman, da Chefia Executiva de Valorização de Pessoas da Seris, explicou como um trabalhador da Seris com tempo de serviço pode dar entrada na aposentadoria. “O que é necessário para se obter o PPP? O funcionário que pretende se aposentar pode já ir de imediato solicitar ao RH essa documentação via requerimento. Qualquer dúvida pode ser sanada junto ao próprio RH”, reforça Walfran.

 

De posse do PPP, os funcionários da Seris poderão dar entrada na aposentadoria. Desde 2004, quando o PPP passou a existir na legislação, funciona como um instrumento fundamental no processo de comprovação do seu direito de obter benefícios previdenciários.