09/01/2024 13:55 | Saúde

Seprev alerta para o aumento no consumo de álcool e drogas durante o verão

Psicólogo especialista em dependência química dá dicas que como aproveitar a estação de forma segura


Junior Amaranto é psicólogo especialista em dependência química da Seprev

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A chegada do verão geralmente é acompanhada de férias, idas à praia, eventos festivos e programas ao ar livre. Para muitas pessoas, o calor da estação é um convite para o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) alerta que o ato de beber em excesso – mesmo nas férias de verão - não está isento de riscos.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que esta é a época do ano com maior índice de consumo de álcool e de drogas ilícitas, uma mistura perigosa que pode levar à dependência química e acabar com a festa de quem exagera na dose.


“Geralmente regiões litorâneas como Alagoas registram aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante o verão, principalmente devido às altas temperaturas. Muitas pessoas vão às praias, rios, parques e quando sentem sede substituem a água por bebidas alcoólicas, como cerveja e drinks com álcool. É uma escolha equivocada, que pode agravar o quadro de desidratação e até potencializar a embriagues”, alerta o psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto.


O clima festivo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem ainda estimular o uso de drogas ilícitas, a exemplo os vaporizadores – também conhecidos como vapes ou cigarros eletrônicos - e a maconha. Para o especialista, o recomendado é manter a moderação.


“Também é observado o crescimento no uso dessas substâncias. Se eu bebo mais, eu fumo mais, e a embriaguez pode encorajar o uso de outras drogas. A dica para o verão é investir no consumo de água e, se for beber, que o faça com moderação. Nenhum excesso é seguro e o abuso no consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas pode causar dependência”, ressalta o psicólogo.


Aumento na procura por tratamento

A Rede Acolhe, programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas, registrou, em 2023, um aumento de 10% no número de pessoas que buscam tratamento para dependência química. De acordo com Junior Amaranto, a maior parte dos atendimentos tem relação com bebidas alcoólicas.


“Por ser uma droga de fácil acesso, o álcool sempre está presente, mesmo quando a pessoa já faz uso de outras substâncias psicoativas, como maconha, cocaína ou crack. Essa é uma realidade que faz parte da vida de milhões de pessoas no mundo todo. Nesse caso, é fundamental buscar tratamento e ter o apoio de uma equipe profissional para superar a dependência química de forma efetiva”, finalizou.


Atendimento

O acompanhamento profissional pode ser um fator decisivo para quem deseja vencer a dependência química. Se você busca acolhimento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas, a assistência pode ser feita em um dos três Centros de Acolhimento, localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.939.