10/04/2023 11:26 | Institucional

Seplag: referência nacional em atendimentos e parceria com BID nos 100 dias de governo

Nesse período, pasta lançou ainda o Sistema de Avaliação de Desempenho para aprimorar meios para a valorização do servidor, entre outras ações


Ascom Seplag

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) apresentou importantes projetos desenvolvidos  nos primeiros 100 dias de governo e atingiu a marca de referência nacional em atendimentos. Além disso, recebeu visitas de parceiros fundamentais para a transformação digital no estado e passou por mudanças de gestão.

Por ordem cronológica, já na primeira semana de janeiro, houve a realização do concurso público da Polícia Científica de Alagoas, com a oferta de 242 vagas para cargos de níveis médio e superior. Ainda no primeiro mês do ano, a Seplag recebeu a visita do Instituto Unibanco para discutir o monitoramento mais efetivo e em tempo real das políticas públicas implantadas nas escolas estaduais em Alagoas.

Na continuidade de recepcionar parceiros fundamentais para o desenvolvimento do estado,  em fevereiro, a Seplag recebeu a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, para a discussão de temas estratégicos relacionados ao grande processo de Transformação Digital do Estado, que promete modernizar, ampliar e gerar ainda menos burocracia na capacidade do governo em entregar serviços para a população alagoana. 

 

Valorização do servidor

Com a transformação digital em foco, a Seplag lançou o Sistema de Avaliação de Desempenho, desenvolvido em 2022, para auxiliar as Unidades Gestoras de Recursos Humanos do Estado a aprimorar meios para a valorização do servidor e o fortalecimento da administração pública.

Ainda este ano, houve o adiamento do edital para delegado da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), com o objetivo de atender à demanda de candidatos que, após consulta da Procuradoria Geral do Estado (PGE/AL), verificou-se a necessidade de readequar o edital nº5, publicado em janeiro deste ano, à Lei Estadual nº 8733, de 27 de julho de 2022. Em março, o edital foi reaberto com a inclusão de 20% das vagas para negros, indígenas e quilombolas. 

Durante estes 100 dias, a Escola de Governo do Estado de Alagoas ofereceu diversas vagas para cursos de capacitação a servidores e também realizou eventos internos importantes para a integração e aperfeiçoamento institucional.

No início do mês de março, a Seplag, em parceria com o Instituto Arueras, promoveu o grande encontro Elas no Governo, com a participação de mulheres que fazem parte do alto escalão do Poder Executivo de Alagoas, como a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler; secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; secretária da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva; secretária da Primeira Infância, Paula Dantas; secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos, e a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, para falar sobre equidade de gênero e mulheres na gestão pública. O evento foi aberto ao público e reuniu também a imprensa. 

As Centrais Já! de Atendimento também trazem feitos importantes para estes 100 dias. No final de fevereiro, a Unidade Já! do Maceió Shopping foi classificada em primeiro lugar do Brasil no ranking de qualidade e eficiência nos atendimentos relacionados a passaportes. 

E no mesmo período, o site de agendamentos eletrônicos do Já! foi atualizado com melhorias de acesso aos serviços online. O mesmo link também começou a disponibilizar agendamentos para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que possui o CPF como único número de identificação do cidadão.   

A atualização, que foi a primeira do sistema, permitiu a remoção de dados duplicados, a realização de agendamentos para terceiros e atualização cadastral, além de possibilitar menos sobrecarga no banco de dados e uma melhor auditoria das informações.

Em 14 de março, foi anunciada a mudança de comando da Seplag. O bacharel em Direito Gabriel Albino assumiu a titularidade da Seplag com a ida de Renata dos Santos para a Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz/AL).

Antes de assumir a pasta, Gabriel Albino atuou como secretário especial de Planejamento e Orçamento do órgão por três anos. Além de ter formação em Direito, ele faz mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e carrega também no currículo especializações em Direito Processual e em Gestão Pública.

Ainda no mês de março, a Seplag apresentou uma análise prévia do novo Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, para o governador Paulo Dantas e seu secretariado. O novo PPA será participativo e com foco no combate à fome. O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

Entre os dias 27 e 31 de março, o secretário Gabriel Albino junto à secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, participou da 22ª Sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública, realizada na sede das Organizações das Nações Unidas, em Nova Iorque. Eles foram recebidos pelo embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho.

E fechando o ciclo dos 100 dias de governo, a Seplag apresentou o Radar de Oportunidades. Uma ferramenta tecnológica criada para rastrear recursos federais que serão implantados em projetos e ações do Governo de Alagoas. A ferramenta também auxilia a gestão eficiente de convênios e a transparência da utilização dos serviços públicos.