20/04/2023 16:42 | Tecnologia e Inovação

Seplag participa de maior evento ibero-americano sobre segurança digital

III Jornada da STIC acontece na República Dominicana e reúne especialistas de 30 países para discutir a proteção digital das redes públicas


Participação na jornada acontece em um momento estratégico em que o Estado está em atividade com o Alagoas Mais Digital

Divulgação


Larissa Costa e Letícia Rabêlo (estagiária sob supervisão)

A Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) participa da III Jornada da Segurança das Tecnologias de Informação e Comunicação (STIC), que acontece na República Dominicana entre os dias 19 e 21 deste mês. O evento visa promover a seguridade na comunicação digital do Brasil e de países ibero-americanos.

 

A participação de Alagoas na jornada foi a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e acontece em um momento estratégico ao considerar que o Estado está em atividade com o Alagoas Mais Digital. O programa propõe modernizar a prestação de serviços públicos para garantir mais eficiência, acesso, segurança e redução de custos aos alagoanos.

 

Responsável por transformar o Alagoas Mais Digital em uma plataforma online que gere eficiência na prestação de serviços para a população, o servidor da Seplag, Francisco Abud, que participa da jornada na República Dominicana, considera ser fundamental a realização do evento para a proteção das redes corporativas e dos dados pessoais dos cidadãos.

 

“A cibersegurança é a base para a transformação digital. É ela quem protege as informações processadas e armazenadas nos sistemas. Por isso é muito importante a participação nesta conferência, que discute, inclusive, estratégias contra ameaças digitais”, explicou Abud.

 

Para a edição deste ano foram convidados especialistas em segurança cibernética de 30 países da América Latina. Além de Francisco Abud, que representa Alagoas, o estado do Amazonas também integra a lista de participação brasileira na III Jornada da STIC. O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) também está presente na conferência.