21/03/2023 19:16 | Tecnologia e InovaçãoInstitucional

Seplag apresenta Radar de Oportunidades para captar recursos federais

Ferramenta tecnológica identifica oportunidades de convênios para desenvolvimento do Estado


Ascom Seplag


Ascom Seplag

Para disponibilizar informações sobre benefícios ofertados pelo Governo Federal, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) criou o Radar de Oportunidade. A ferramenta tecnológica foi apresentada nesta terça-feira (21), às outras secretarias do Governo de Alagoas. A iniciativa permite a identificação de oportunidades de captação de recursos para projetos e ações, além de auxiliar na gestão eficiente de convênios e na transparência na utilização dos recursos públicos.

 

O Radar de Oportunidades tem como base diversas fontes de dados, sendo a prioritária o portal Transferegov.br, que reúne informações sobre os convênios e contratos de repasse celebrados entre órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Além disso, outras bases de dados também serão utilizadas para a composição do painel, permitindo o acesso a informações sobre fontes de financiamento e oportunidades de parcerias com instituições públicas e privadas.



 

Diante das oportunidades disponibilizadas, o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, percebeu a necessidade da implantação do setor de Convênios e Captação de Recursos Federais, no órgão estadual.

 

“Nós estruturamos esse setor e fizemos um trabalho de aproximação junto ao Governo Federal. Além de mostrar a nova estrutura de como vai funcionar o fluxo, teremos o apoio do ministério na parte de capacitação e adoção da ferramenta”, explicou.

 

A plataforma oferecerá informações atualizadas sobre convênios e disponibilizará auxílio, através da equipe da Seplag, na elaboração das propostas e consultoria com os demais órgãos que planejam obter os recursos.

 

“A nossa ideia é que não percamos nenhuma oportunidade de repasse federal para a execução de políticas públicas em Alagoas. A importância desta apresentação está na viabilidade da busca de recursos para o Estado, pois este é um importante momento de ampliação de investimentos públicos”, disse Gabriel Albino.


 

De acordo com o secretário, os servidores da Seplag passarão por um treinamento, com cinco capacitações programadas para este ano. “Haverá ainda o Forúm Regional da TransfereGov.br, que acontecerá em agosto, e uma reunião em dezembro, para assim ser criada a metodologia com banco de dados “Radar de Oportunidades”, bem como a elaboração dos projetos para a captação dos recursos”, disse.

 

Participação de Alagoas em números

 

Desde 2008, foram realizadas 10.605 transferências por convênios no Brasil, totalizando R$ 30,58 bilhões. A partir de 2019, foram firmados 2.431 convênios no país, com um montante de R$ 7,01 bilhões.

 

Em Alagoas, das 1.130 propostas apresentadas, apenas 42,4% se transformaram em convênios. Nos últimos quatro anos, foram assinados somente 52 convênios, com um valor total de R $110,6 milhões, de um total de 73 propostas.

 

De acordo com o gerente de Convênios e Captação de Recursos e coordenador do Elo estadual, Eduardo Ferreira, responsável pelo desenvolvimento do Radar de Oportunidades, os estados brasileiros que têm captado cada vez mais recursos são aqueles que investem em monitoramento e capacitação adequada.

 

“No TransfereGov, são apresentados os convênios que o Governo Federal faz com todos os entes, e o Radar de Oportunidades servirá para realizar um filtro e apresentar aos órgãos estaduais as propostas de convênios que podem ser executadas por cada um”, conta.

 

A ferramenta tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Estado de Alagoas, fortalecendo a governança e aprimorando a prestação de serviços à população.

 

Transfere Gov

 

O recém-lançado Transfere Gov é uma plataforma do Governo Federal que reúne todas as informações e mecanismos operacionais referentes às Transferências Discricionárias e Legais, Fundo a Fundo e Especiais. Convênios, contratos de repasse, entre outras modalidades, são integralmente operacionalizadas na mesma plataforma, desde a divulgação do Programa (oportunidade) até a fase de prestação de contas.

 

Para falar sobre o Transfere Gov e a parceria com o Governo de Alagoas, a reunião contou com a participação da diretora de Transferências da União, Regina Andrade, e representantes da Caixa Econômica Federal, banco parceiro do Governo Federal.