06/02/2023 16:47 | Agricultura

AGRICULTURA FAMILIAR

Semudh participa de entrega de kits agrícolas para associação de mulheres do campo

Doação feita pela Codevasf foi intermediada pela Secretaria da Mulher, contemplando 50 famílias de Branquinha, Murici, Messias e União dos Palmares


Kits agrícolas proporcionarão mais autonomia financeira para as famílias do campo

Daniel Oliveira


Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) participou, nesta sexta-feira (3), da entrega de kits agrícolas para mulheres agricultoras da Associação de Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (Aproagro). A doação, feita pela Codevasf, foi viabilizada pela Semudh e beneficia 50 famílias de Branquinha, Murici, Messias e União dos Palmares. A entrega aconteceu no Assentamento Zumbi dos Palmares, situado no município de Branquinha.


Os kits distribuídos são constituídos por carrinhos de mão, enxadas, cavadeiras, pás, facões e equipamentos de proteção individual e servirão para fomentar a agricultura feminina e familiar, promovendo a produção de frutas, verduras, legumes e hortaliças livres de agrotóxicos.


Para a militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Crísea Cristo, a entrega dos kits irá proporcionar o fornecimento de alimentos saudáveis para as famílias alagoanas. "Essas doações são muito importantes porque são as mulheres camponesas que estão produzindo alimentos para alimentar o campo e a cidade. Isso é o resultado da luta cotidiana pela agricultura familiar”.


Além de estimular a agroecologia e estimular a economia da região da Zona da Mata, as doações também visam garantir a autonomia financeira das mulheres do campo. O incentivo à independência feminina é de extrema importância no enfrentamento à violência de gênero.


“A dependência financeira é um dos motivos que impedem a mulher que sofre violência doméstica, de se desvencilhar do seu agressor. Portanto, a agricultura feminina é importantíssima para que as mulheres camponesas conquistem sua independência financeira e que não entrem nem fiquem presas em um ciclo de violência”, explicou a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva.


Assim como a APROAGRO, outras organizações que promovem a agricultura familiar em municípios alagoanos também serão beneficiadas com a doação de kits agrícolas nos próximos dias.