28/04/2023 17:33 | Meio Ambiente

Semarh prevê chuvas dentro da normalidade, mas alerta sobre alguns focos de atenção em maio

Secretaria segue em monitoramento constante e pede que população acompanhe emissão de alertas

Por Maria Villanova, sob supervisão

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alerta que apesar da previsão meteorológica constatar o menor volume de chuva, em comparação aos anos anteriores, o mês de maio será bastante chuvoso, sobretudo na região leste de Alagoas. Além disso, o órgão informa que segue em monitoramento constante e mantém contato com o Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil, bem como orienta que a população acompanhe a emissão de alertas meteorológicos dos órgãos oficiais do Estado.

Em comparação ao ano de 2022, a previsão é que se chova menos no Estado, reflexo do fim de incidência do La Niña, que influenciou no alto volume de chuvas no ano anterior, e o aumento da incidência do El Niño, que provoca o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico ao longo da costa oeste da América do Sul, diminuindo a incidência de chuvas no Nordeste do Brasil.

“Com o rápido avanço das condições de EL Niño na região equatorial do Oceano Pacífico, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais irregular. Com isso, teremos uma diminuição dos volumes de chuva abaixo dos valores médios históricos, no decorrer do trimestre (maio, junho e julho/2023), principalmente nas regiões ambientais Sertão e do Sertão do São Francisco de Alagoas. Já para a metade leste de Alagoas, a previsão é de que as chuvas ocorram em torno dos valores climatológicos. Ressaltando-se que maio tende a ser o mês mais chuvoso no referido trimestre”, ressalta Anna Bárbara Coutinho, meteorologista da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden).

Neste ano, os valores médios podem variar de normal a pouco acima da média no Estado. Nas regiões ambientais do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, o volume de chuvas pode superar os 600mm previsto, em especial nas cidades de Maceió e Porto Calvo, onde a média esperada está acima de 900mm, e na cidade de Porto de Pedras, onde a média será de 773,7mm. Nas áreas que compreendem boa parte do Sertão e Sertão do São Francisco a previsão indica maior probabilidade de chuva na categoria normal a abaixo da faixa normal climatológica. E no Agreste, a previsão é que fique abaixo da média prevista.

Prognóstico climático do NE

No último dia 25 de abril, a Semarh coordenou a reunião de análise e previsão climática do Nordeste, de maneira virtual, para divulgação do prognóstico climático da região no trimestre de maio, junho e julho. O evento mediado por Anna Bárbara Coutinho emitiu boletim com parecer sobre a região, considerando as condições oceânicas e atmosféricas atuais, a analise da temperatura, o volume de chuvas esperado e a ocorrência de fenômenos climatológicos, como o El Niño.