21/11/2023 16:49 | Meio Ambiente

Semarh lança plataforma interativa para divulgação de ações ambientais

Semarh Maps será disponibilizado para a população nesta sexta-feira, 24


O assessor de governança e transparência, Max Luiz, apresenta a iniciativa

Maria Villa Villanova / Ascom Semarh


Maria Villanova / Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) lança nesta sexta-feira (24), no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, às 10h, a plataforma Semarh Maps. A ferramenta reúne informações interativas sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria em todo o estado, utilizando a fácil navegabilidade oferecida pelas ferramentas do Google.


Com o “Semarh Maps”, os interessados terão acesso a três mapas, mostrando todas as iniciativas, ações, instalações, programas e melhorias desenvolvidas, dentro da alçada de cada Superintendência (Meio Ambiente, Prevenção em Desastres Naturais e Recursos Hídricos). As informações incluem dados de poços, microssistemas, hortas urbanas, estações meteorológicas e outros programas ambientais.


“Sendo a publicidade um dos princípios norteadores da Administração Pública, a plataforma que desenvolvemos divulga o trabalho do Governo de Alagoas realizado através da Semarh, para toda a população, de forma simples e acessível”, destacou o secretário Gino César.


A ideia surgiu durante visitas técnicas a poços de abastecimento, levando à criação de um mapa inicial sobre o tema. “A partir desse ponto, o projeto evoluiu, com a participação ativa dos servidores de todos os setores da Semarh, integrando o Google Maps para visualização e o Google Planilhas para alimentação de dados. Desta forma, todas as informações relativas aos programas estarão reunidas em um só lugar, acessível à toda população de maneira simples e fácil”, destacou o assessor de governança e transparência da Semarh, Max Luiz.


O “Semarh Maps” não apenas representa um marco na transparência das ações governamentais em Alagoas, mas também demonstra como a integração de tecnologias acessíveis pode ser aplicada para o benefício da sociedade. Este projeto é um exemplo de como a inovação e a publicidade podem andar de mãos dadas, promovendo uma administração pública mais transparente e participativa.