21/08/2023 17:10 | Segurança

Segurança Pública de Alagoas coopera para capacitação do Plano de Defesa do Rio Grande do Norte

Integrantes da Chefia Especial de Inteligência da SSP participam da coordenação do primeiro estágio de domínio de cidades potiguar

Integrantes da Chefia Especial de Inteligência da SSP ministram instruções no 1º Estágio do Plano de Defesa do Rio Grande do Norte

Ascom PM/RN

Roberison Xavier / Ascom SSP/AL

Integrantes da Chefia Especial de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas estão colaborando com a criação do Plano de Defesa do Rio Grande do Norte, que visa promover melhorias no atendimento às crises de alta complexidade no estado potiguar.

O planejamento está sendo elaborado durante o primeiro estágio técnico, que conta também com representantes da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A aula inaugural do estágio do Plano de Defesa ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (TER), em Natal.

A capacitação pioneira já vem sendo desenvolvida aqui em Alagoas desde 2021, quando ocorreu o primeiro simpósio de operações especiais e atividades de inteligência.

De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Gerônimo, que está em Natal participando da coordenação do treinamento, a ação integrada tem sido fundamental para ampliar o combate a atos criminosos extremos e impulsionar a metodologia Plano de Defesa.

“Estamos colaborando para que o trabalho contra o crime organizado seja ainda mais reforçado, principalmente contra ações que atrapalhem a segurança de bancos e unidades bancárias, ataques a carros-fortes e demais situações de conflitos”, afirmou o oficial.

O treinamento buscará identificar e abordar os desafios específicos enfrentados pelas instituições financeiras e forças de segurança em situações de ameaça e ataque. O evento reúne ainda representantes das principais forças de segurança local, regional e nacional, como membros das polícias militares do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso do Sul, polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional e agentes penitenciários federais.

Além das aulas expositivas e discursivas, o 1º Estágio de Plano de Defesa contará com exercícios teóricos e práticos, facilitando a interação entre os discentes e docentes. Ao final, será realizada uma simulação de ataque a banco.

“Tudo isso para que possamos aprimorar as atividades desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública e seus agentes, com atuação qualificada, segura e efetiva em mais um estado do Nordeste”, finalizou o major Raumário. Ele está acompanhado de outros três militares da equipe de inteligência alagoana.

O trabalho desenvolvido pelos profissionais alagoanos contra as ações de domínio de cidades e de aprimoramento ao enfrentamento ao “Novo Cangaço” tem sido referência nacional. Durante a 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada em Brasília (DF), com a presença do secretário Flávio Saraiva, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Romano Costa, elogiou o Plano de Defesa alagoano, que está sendo fomentado para virar formação nacional.