15/08/2023 18:21 | Segurança

Segurança de Alagoas é reforçada com formatura de 300 novos policiais civis

Na solenidade, governador Paulo Dantas garantiu mais investimentos na segurança pública

Os novos policiais serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada região do Estado

Edivan Ferreira / Agência Alagoas

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

A segurança pública em Alagoas ganhou mais um reforço na segunda-feira (14), com a formatura de 303 policiais civis, sendo 231 agentes e 72 escrivães. Os novos profissionais serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada região do Estado, para proporcionar maior celeridade na resolução de crimes e investigações, reforçando os quadros das delegacias de Polícia Civil e Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps). Na solenidade, realizada no Ginásio do Sesi, em Maceió, o governador Paulo Dantas destacou a importância da atuação dos novos servidores na consolidação de uma cultura de paz em Alagoas.

"Todos os novos policiais estão de parabéns. Passaram por todas as etapas e, agora, estão se formando e também sendo nomeados policiais civis de Alagoas. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que fazem a segurança pública do estado. Parabéns pela formação, pela motivação e dedicação. Todos os dias, a cúpula da segurança me passa relatórios do que ocorreu no dia anterior, e isso mostra o compromisso com o bem do Estado. Continuaremos trabalhando para reduzir ainda mais a criminalidade e, hoje, estamos aumentando o efetivo da polícia para continuar esse trabalho no Estado", pontuou o governador.

Os formandos participaram do Curso de Formação Profissional de Agentes da Polícia Civil, realizado entre 22 de maio e 1° de agosto. Nesse período, os alunos foram capacitados em áreas como investigação policial, inteligência de polícia judiciária, armamento, munição e tiro, abordagem policial, direitos humanos, entradas táticas, criminalística, prática policial e gerenciamento de crises e desastres.

"Hoje é um dia muito feliz em minha vida, ocupando o cargo de secretário de Segurança e tendo a oportunidade de estar na formatura dos novos agentes e escrivães. A Polícia Civil é uma instituição que alavancou a minha vida e assim me sinto realizado profissionalmente e como pessoa. Construí minha vida na segurança pública de Alagoas e seguirei assim. Contamos com todos vocês para que o nosso Estado siga ainda mais seguro", disse o secretário de Segurança, Flávio Saraiva.

Os oradores das turmas, Pedro Cesar (agente) e João Henrique (escrivão), ressaltaram o privilégio de serem policiais civis de Alagoas. Eles lembraram os momentos vividos durante o curso e afirmaram que pretendem honrar a segurança de Alagoas. Citando o artigo 144 da Constituição Federal, os oradores disseram que irão exercer a função preservando a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Participaram da solenidade, entre outras personalidades; o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; os secretários Victor Pereira (Governo), Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Diogo Teixeira (Ressocialização), Gabriel Albino (Planejamento) e Paloma Tojal (Fazenda), além dos comandantes da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e do Corpo de Bombeiros, coronel Jacques Wolbeck.