06/12/2022 18:07 | Tecnologia e Inovação

Sefaz é destaque no Concurso Ações Inovadoras com dois projetos premiados

Iniciativa reconhece, valoriza e premia ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais para gerar inovação e transformação no serviço público


Ascom Sefaz


Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) foi premiada com dois projetos no Concurso Ações Inovadoras. A Atendente Virtual Nise, gerenciada pelo líder do projeto estratégico de atendimento da Sefaz, Jaime Roberto, e a Plataforma Economiza Alagoas, sob responsabilidade do Auditor de Finanças, Controle e Arrecadação da Sefaz, Eduardo Calheiros, foram as contempladas com a terceira colocação nas categorias “Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital” e “Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas”, respectivamente.

 

“Esse prêmio foi um reconhecimento muito grande. A Nise, mais uma vez, foi premiada. Dessa vez a competição não foi ligada exclusivamente a nossa área técnica, mas teve uma abrangência muito maior, com concorrentes de várias áreas, principalmente com apelo social. Conquistar essa premiação foi um orgulho muito grande, principalmente por ver que a Sefaz recebeu duas premiações no evento”, destacou Jaime Roberto.

 

Além dos premiados, a Sefaz ainda concorreu, nesta fase, com mais um projeto: “Malhas Fiscais: ferramenta inovadora de autorregularização na parceria Fisco Contribuinte”, da superintendente de Planejamento Fiscal da Sefaz, Alexandra Vieira.

 

O primeiro lugar foi contemplado com um troféu e uma viagem técnica internacional para a equipe responsável. O segundo lugar também recebeu um troféu e uma viagem técnica, porém, para um destino nacional. E o terceiro lugar recebeu, além do troféu, um curso de capacitação. Todos os integrantes das equipes executoras vencedoras receberam ainda certificados individuais.

 

Concurso

 

A premiação foi promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL) e encerrou as comemoração do mês do servidor, celebrado em outubro. No total, 42 trabalhos foram inscritos e passaram pela avaliação e triagem da comissão organizadora, permanecendo apenas 21 projetos para a fase de Apresentação Pitch, na qual foram escolhidos os vencedores.

 

O evento, realizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, em Jaraguá, contou com a participação de 21 projetos das Secretarias do Estado. A iniciativa reconhece, valoriza e premia ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais para gerar inovação e transformação no serviço público de Alagoas.    

 

As premiações foram direcionadas para três áreas estratégicas para o Estado: Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor; Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital e Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas.

 

Projetos premiados

 

A Atendente Virtual da Sefaz, a Nise, foi implantada em junho de 2020 e é o principal canal virtual de orientação e de realização dos serviços oferecidos aos contribuintes alagoanos. Esse modelo busca modernizar, ampliar e facilitar o acesso a um atendimento especializado. A ferramenta fortalece o relacionamento com o contribuinte, tendo como base a confiança, a transparência e o diálogo.

 

Com o intuito de alcançar uma maior eficiência institucional, a utilização de inteligência artificial nos sistemas também objetiva aprimorar a qualidade do atendimento e comunicação fisco-contribuinte em Alagoas, tendo em vista que as ferramentas utilizadas permitem a virtualização e acompanhamento dos dados de atendimentos.

 

Recentemente, a Nise foi premiada, em âmbito nacional, na primeira edição do Prêmio Tributare, promovido pela Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em Brasília.

 

O Economiza Alagoas, por sua vez, tem o objetivo de divulgar informações públicas sobre as vendas de produtos realizados utilizando a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e que seja de interesse da população. A plataforma é constituída de uma página na internet (economizaalagoas.sefaz.al.gov.br) e um conjunto de serviços públicos na forma de Web-Services. Nenhuma informação que possa ser considerada privada é fornecida.

 

Todas as informações disponibilizadas pela plataforma, como descrição, código de barras e valor do produto são obtidas a partir de vendas reais realizadas por todos os estabelecimentos que emitem NFC-e no estado de Alagoas. Cada estabelecimento define e informa sua própria descrição do produto. Caso o estabelecimento não informe o código de barras na NFC-e, o produto poderá ser encontrado apenas pela sua descrição.

 

Os preços apresentados refletem o valor sem desconto e o da última venda realizada pelo estabelecimento no período de até sete dias.