28/04/2023 19:03 | Gestão e Finanças

Sefaz e Banco Mundial discutem implantação do Pró-Gestão em Alagoas

Programa tem o objetivo de melhorar a gestão do estado a partir de uma transformação digital que gere mais eficiência da alocação do recurso público


A visita fez parte da missão técnica de pré-implementação do Pró-Gestão

Ivo Neto / Ascom Sefaz


Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) recebeu entre os dias 26 e 28 de abril representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A visita fez parte da missão técnica de pré-implementação do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Pró-Gestão).


O programa tem como objetivo melhorar a eficiência na gestão de recursos públicos por meio da qualificação do gasto e aumento da eficiência financeira. Além disso, contribui na sustentabilidade fiscal com a implementação e estruturação de sistemas e ferramentas para a modernização do controle dos gastos no estado.


Segundo a secretária de estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, o programa possibilitará uma transformação digital no estado, uma vez que contribuirá para o desenvolvimento e implementação de sistemas voltados para o aumento da eficiência e melhoria da alocação do recurso público.


“Estamos buscando modernizar e melhorar ainda mais os sistemas de controle e gestão do estado, na busca de eficiência e qualidade no uso de recurso público. Isso é um passo muito importante porque a transformação digital, presente nesse processo, melhorará significativamente na tomada de decisões quanto aos investimentos dos recursos adquiridos no estado. O Pró-Gestão ajudará a desenvolvermos todo esse trabalho”, aponta a secretária de estado da Fazenda.


Três das agendas da missão foram cumpridas no prédio sede da Sefaz, no centro de Maceió. O início e término das atividades se deram no órgão, onde se encontra a Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP).


“Aqui na Sefaz nós realizamos reuniões bastante proveitosas, gerando um alinhamento entre os interesses do estado, as secretarias setoriais contempladas no projeto e o Banco Mundial, para que possamos dar seguimento a operação de crédito que é tão importante e esperada”, destaca a superintendente de Operações de Crédito da Sefaz-AL, Laís Albuquerque.


Segundo ela, a expectativa é que, após o término da missão técnica, com o encerramento das reuniões de alinhamento para o início do programa, seja iniciada a etapa de estudos, diagnósticos e definições de metas para que, posteriormente, sejam implementados os produtos dessa operação.


Além da Sefaz, a missão envolve outros órgãos estaduais como as secretarias de Estado: da Educação (Seduc); da Saúde (Sesau); do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) e Alagoas Previdência.