28/07/2023 15:36 | Gestão e Finanças

Sefaz comemora sete anos de sucesso da Nota Fiscal Cidadã

Para celebrar esta data, teve sorteio para os participantes da campanha e distribuiu R$ 3 milhões de reais

Entidade aproveitou para inaugurar a reforma geral, bem como a instalação de câmeras e placas solares

Ivo Neto / Ascom Sefaz

Karyne Gomes / Ascom Sefaz

Há sete anos, a Nota Fiscal Cidadã (NFC) da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) tem transformado a vida de muitos alagoanos e instituições sociais cadastradas na campanha. São histórias de sucesso, sonhos realizados e conquistas alcançadas. Para comemorar essa data, a Sefaz promoveu um sorteio especial nesta sexta-feira (28), na Instituição Espírita Manoel Batista, localizada no bairro do Poço, em Maceió.

Neste sorteio, foram distribuídos R$ 1,5 milhão para pessoas físicas e R$ 1,5 milhão para as entidades cadastradas na NFC. Ao longo desses sete anos, já foram realizados 39 sorteios, totalizando R$ 30.600 em prêmios, contemplando os cidadãos que solicitaram o CPF na nota fiscal em suas compras e entidades sociais cadastradas na campanha.

"Somos a primeira entidade a ganhar o maior prêmio de R$ 30 mil no primeiro sorteio da Nota Fiscal Cidadã, que foi referente ao Dia dos Pais em 2016. Esse marco é o reflexo do nosso comprometimento em iniciativas que promovem o bem-estar da comunidade e fortalecem os laços de cidadania”, disse a presidente da Instituição Espírita Manoel Batista, Cida Albuquerque.

Em clima de aniversário da NFC, o Instituto  Espírita  Manoel  Batista, mantenedor da Escola Fernando Montenegro, que atende crianças carentes da Comunidade do Vale do Reginaldo  e adjacências na fase pré-escolar com idades de 3 a 6 anos, também participou com uma  apresentação musical. Além disso, a entidade aproveitou para inaugurar a reforma geral, bem como a instalação de câmeras e placas solares.

A secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, agradeceu pelo trabalho de toda a equipe da Sefaz, do Programa de Educação Fiscal (PEF) e dos auditores.

“O resultado de todo o esforço de vocês é refletido neste sorteio. Estou feliz por estar aqui, sou entusiasta da Nota Fiscal Cidadã desde que cheguei em Alagoas. Já participei de vários aniversários da NFC. As instituições desempenham um papel fundamental ao trazer esperança para essas pessoas e garantir que possamos atendê-las da melhor forma possível. Tenho certeza de que o dinheiro que recebem é bem empregado e prospera, ajudando muitos cidadãos alagoanos e alagoanas”, expressou.

A chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, enfatizou que está sempre se dedicando para tornar esses sonhos cada vez mais reais. “Com mais de 347 mil consumidores e 122 entidades contempladas, a campanha oferece não apenas a chance de ganhar prêmios em dinheiro, mas também de praticar a solidariedade ao adotar uma instituição social. Portanto, se cadastre e garanta a sua participação”, comentou.

Foram gerados um total de 207.140 bilhetes, dos quais 79.630 resultaram do compartilhamento de notas por parte dos consumidores. O número de participantes foi de 67.540. Já as instituições, das 127 cadastradas, 111 estavam aptas a concorrer a partir dos 20.140 bilhetes gerados, todos oriundos do compartilhamento realizado pelos consumidores. Entre 1º de março e 30 de abril de 2023, foram consideradas aptas para o sorteio 2.238.813 notas fiscais.

As premiações variaram entre R$ 300 e R$ 60 mil, totalizando 3.427 prêmios para os consumidores, e 97 prêmios para as entidades que variaram entre R$ 7 mil e R$ 60 mil.

Vencedores

A instituição campeã deste sorteio foi o Lar de Amparo para Crianças em Adoção (Laca) que ganhou R$ 60 mil. Já a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (APALA) e o Centro Sócio Educativo Deus Proverá (CSEDP) conquistaram R$ 40 mil.

"Mais uma vez, fomos agraciados com o prêmio da NFC. É uma satisfação fazer parte deste projeto. Desta vez, conseguimos conquistar R$ 20 mil reais. Com esse recurso, iremos priorizar nossos projetos futuros. Agradeço imensamente a este grandioso projeto de cidadania, a Nota Fiscal Cidadã. A Associação para Deficientes Físicos em Maribondo (Adefimar) existe há 19 anos e oferece serviços ambulatoriais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, medicina ortopédica e assistência social”, falou o gerente da Adefimar, Aloizio Rocha.

“É uma emoção ganhar pela primeira vez no sorteio da NFC. Agora, com esse recurso, vamos investir ainda mais no Centro Assistencial Educacional Missionário Otto Nelson (Caemon). Fomos contemplados com a premiação de R$ 10 mil reais. Vale lembrar que a entidade existe há 41 anos e tem desempenhado um papel importante ao oferecer uma ampla gama de serviços sociais e de saúde aos membros associados de Alagoas”, frisou o pastor e diretor executivo do Caemon, Fabrício Laranja.

Para conhecer os vencedores do sorteio de aniversário e de outros anteriores, a lista pode ser encontrada no site  nfcidada.sefaz.al.gov.br/eventos/cronograma/

Homenagem

Durante o sorteio, foi prestada uma homenagem a Glácia Tavares, que esteve desde o início até o segundo semestre de 2022 coordenando a Nota Fiscal Cidadã. Tavares agradeceu a todos pelo reconhecimento.

“Estou bastante emocionada e muito feliz de estar aqui, e tudo isso me faz relembrar o início desse trabalho, a reconstrução da educação fiscal nas escolas e a campanha da Nota Fiscal Cidadã. Somos pioneiros em exigir prestação de contas de dinheiro público, e isso é um diferencial importante. E o direito tributário é fundamental, pois é através dos tributos que podemos impulsionar mudanças sociais. Quero agradecer a todos por essa homenagem. Muito obrigada”, salientou.