27/06/2023 17:14 | Educação

Seduc vai intensificar preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Edição deste ano terá novidades como a aplicação eletrônica de questionários para docentes; série de formações estão programadas para julho


Saeb é uma avaliação em larga escala que testa a aprendizagem dos estudantes brasileiros

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Manuella Nobre / Ascom Seduc

Foi publicada nessa segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que estabelece as diretrizes para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, que acontecerá de 23 de outubro a 10 de novembro em todo o Brasil. Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que testa a aprendizagem dos estudantes brasileiros e serve de base para a formulação de políticas públicas educacionais e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


E entre as novidades da edição 2023 está a ampliação da aplicação eletrônica de questionários para docentes - antes utilizada apenas nos questionários das Secretarias Municipais de Educação e dos gestores escolares. Outra mudança será a expansão da população de referência, que passa a contemplar os professores das turmas que recebem aplicações amostrais do 2º ano do ensino fundamental, bem como de ciências da natureza e ciências humanas do 9° ano do ensino fundamental.


Mobilização

Após a divulgação do documento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os municípios alagoanos fortalecerão ainda mais a mobilização e preparação das escolas alagoanas para a avaliação.

“Com as diretrizes para o SAEB 2023 já estabelecidas, as ações do nosso movimento ‘Avança IDEB’ serão intensificadas. Vamos chamar a atenção para as alterações que tivemos, dentre as quais, a aplicação eletrônica dos questionários para os professores, a implementação da avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para o 5º ano do ensino fundamental, o atendimento por profissional especializado (ledor, leitor labial, transcritor e intérprete de libras) e a taxa de participação requerida para os municípios, necessária para a divulgação dos resultados. Essa taxa era de 80%, passando a ser de 50%”, pontuou a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Seduc, Jacielma Leite.

Ela destaca também as principais iniciativas desenvolvidas pela equipe da Educação Estadual.

“Seguiremos com mais afinco, engajando e preparando nossas redes de ensino por meio dos trabalhos desenvolvidos pelos núcleos estratégicos de acompanhamento pedagógico, fortalecendo a formação continuada na implementação das trilhas formativas, bem como o trabalho dos coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino em seu papel formativo das equipes docentes”, reforça.


Formações

Em julho, quando finalizar o recesso escolar, a Seduc promoverá uma série de formações da Caravana Avança Ideb, percorrendo todo o estado. Confira as datas:

Dia 5/7 – Rio Largo – 12ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Maceió – 1ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – São Miguel dos Campos – 2ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Palmeira dos Índios – 3ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Viçosa – 4ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Arapiraca – 5ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Santana do Ipanema – 6ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – União dos Palmares – 7ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Porto Calvo – 10ª Gerência Especial de Educação;

Dia 6/7 – Delmiro Gouveia – 11ª Gerência Especial de Educação;

Dia 7/7 – Pão de Açúcar – 8ª Gerência Especial de Educação;

Dia 7/7 – Penedo – 9ª Gerência Especial de Educação;

Dia 7/7 – Maceió – 13ª Gerência Especial de Educação.