24/03/2023 15:49 | Educação

Seduc participa de encontro formativo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, em São Paulo

Vinte e nove redes públicas de ensino estiveram representadas durante evento que debateu práticas inovadoras em favor da educação

Cortesia Ascom Seduc

Joyce Andrea* / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou presença em mais um Encontro Formativo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que aconteceu, esta semana, em Guarulhos-SP. Durante dois dias, as equipes puderam trocar experiências visando à implantação da denominada Aprendizagem Criativa, cuja proposta deve impulsionar a qualidade do ensino na rede estadual.

Outras 29 representantes de redes públicas de ensino também estiveram presentes, ocasião em que os educadores puderam conhecer novas abordagens pedagógicas, apresentar seus resultados e avaliar as práticas do programa Escolas Criativas, criado para conduzir a Aprendizagem Criativa nas unidades de ensino.

“Foi um momento muito rico, de diálogo e troca de experiências, para que possamos entender como se dá o processo da aprendizagem criativa em diferentes aspectos. Voltamos com muitas contribuições para a nossa rede, já assumindo o compromisso de introduzir essa proposta pedagógica em todas as nossas escolas”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa.

No contexto da Aprendizagem Criativa, tema norteador do ano letivo 2023 na rede estadual, o conteúdo das aulas é trabalhado por meio de atividades exploratórias que busquem aflorar o protagonismo dos estudantes. E é dessa forma que as aulas se tornam mais dinâmicas e atrativas. Isso porque o aluno ganha a oportunidade de ‘colocar a mão na massa’, enquanto o professor passa a atuar como um mediador, guiando as turmas.

Também participaram do encontro a secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Roseane Vasconcelos, as gerentes especiais de Avaliação e Desenvolvimento Escolar, Fabiana Dias e Andréa Maciel, e o técnico de Inovação e Tecnologia da 10ª Gerência Regional, Adevan Nicândido, além de representantes das secretarias Municipais de Educação de Branquinha e Coruripe.

RBAC

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, pesquisadores e organizações que promovem práticas educacionais mais dinâmicas, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da Aprendizagem Criativa nas diferentes regiões do Brasil.

A RBAC conta com o apoio das fundações Lemann e LEGO, que incentivam a adoção sustentável dessas práticas em escolas públicas.

*sob supervisão