09/11/2023 18:20 | Educação

Seduc inicia seleção de gerentes especiais de educação para biênio 2024/2025

Serão selecionados os gestores das unidades de ensino com melhor Ideb no Ensino Fundamental e Médio nas respectivas regiões

Gerências Especiais de Educação funcionam como mini representações da Seduc em todo o estado

Thiago Ataíde / Ascom Seduc e Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Manuella Nobre / Ascom Seduc

Seguindo o modelo meritocrático adotado desde 2015 pelo Governo de Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o processo de seleção para o cargo de gerente das treze Gerências Especiais de Educação (GEEs), conforme edital publicado na edição desta quinta-feira (09) do Diário Oficial e disponível no endereço eletrônico http://educacao.al.gov.br/avisos/3429-processo-convocatorio-de-selecao-para-o-cargo-de-gerente. Os profissionais escolhidos vão exercer suas funções no biênio 2024-2025.

As Gerências Especiais de Educação são mini representações da Seduc em todo o estado, e, desde 2015, o Governo de Alagoas valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido por gestores de escolas que obtêm bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e experiências exitosas de gestão escolar. Elas são responsáveis por assegurar a qualidade da educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para a melhoria do desempenho escolar. As GEEs também articulam ações entre as escolas e a Seduc e funcionam como uma ponte entre o Estado e os municípios, garantindo, assim, a implementação das políticas educacionais e fortalecendo o Regime de Colaboração.

Os candidatos selecionados assumirão a gestão das GEEs nas seguintes regiões e municípios-sede: 1ª e 13ª – Maceió; 2ª – São Miguel dos Campos; 3ª – Palmeira dos Índios; 4ª – Viçosa; 5ª – Arapiraca; 6ª – Santana do Ipanema; 7ª – União dos Palmares; 8ª – Pão de Açúcar; 9ª – Penedo; 10ª – Porto Calvo; 11ª – Piranhas; e 12ª – Rio Largo.

Critérios

Podem se candidatar os gestores (inclusive adjuntos) em efetivo exercício da função durante o período de aplicação do SAEB 2021 nas unidades de ensino das redes públicas estadual ou municipais que atingiram maior pontuação no Ideb, nas respectivas GEEs, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

A seleção consiste em cinco etapas, sendo as três primeiras eliminatórias. A primeira delas trata da convocação e preenchimento de um formulário, disponível no site www.educacao.al.gov.br. Já a segunda etapa envolve a apresentação de um estudo de caso, sendo esta uma atividade presencial, com proposição de solução ao problema apresentado pela equipe avaliadora, além da entrega de um plano de gestão e da documentação do candidato.

Até 39 candidatos podem avançar à terceira etapa, sendo três por GEE. Finalizada a fase eliminatória, os candidatos deverão se submeter a uma entrevista de até 45 minutos, presencial e individual, na qual serão observadas habilidades relacionadas a competências como liderança, gestão de resultados, comunicação, trabalho colaborativo e equidade.

O processo será finalizado com mais duas etapas, classificatórias, compreendendo a análise do currículo e do plano de gestão do candidato. Todo o processo será, enfim, concluído com a apresentação dos 13 nomes ao governador Paulo Dantas, a quem caberá a nomeação. A publicação do decreto com a nomeação dos gerentes do biênio 2024-2025 deve acontecer até o final do mês. A princípio, os gestores serão nomeados para o cargo de subgerente regional de Educação, função na qual permanecerão até o final de 2023 e, em 2024, já assumirão como gerentes especiais.