08/08/2023 18:25 | Educação

Seduc abre 6ª edição do Encontro Estudantil nesta quarta-feira

Gratuito e aberto à comunidade escolar, evento recheado de atrações acontece até sexta-feira (11), no Ginásio Lauthenay Perdigão, em Maceió

Apresentação cultural de estudantes

Valdir Rocha / Ascom Seduc

Manuella Nobre / Ascom Seduc

Está chegando a hora do tão esperado Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino de Alagoas. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento tem início nesta quarta-feira (09) e segue até a próxima sexta (11), no Ginásio Lauthenay Perdigão, no bairro do Trapiche, em Maceió. Gratuito e aberto à comunidade escolar, o encontro vai integrar mais de mil estudantes que, durante três dias, apresentarão trabalhos nas áreas da ciência, arte e cultura.

A solenidade de abertura terá início, às 9h, com a apresentação de uma toada pelo estudante Guilherme Alves, aluno da Escola Estadual Francisca Rosa, de Delmiro Gouveia. Com o tema “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para o ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas”, a 6ª edição do encontro conta com 729 projetos inscritos e várias atrações, promovendo o protagonismo juvenil junto às escolas das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs).

Dividido em 14 modalidades, incluindo festivais de música, dança e teatro, o evento também vai contar com três premiações especiais: Prêmio Edvaldo Albuquerque (destinado às ações que estimulam o protagonismo juvenil e buscam transformar a sociedade); Prêmio Personalidades Negras e Indígenas (criado sob a ótica da história e cultura afro-indígena alagoana); e Prêmio Professora Cenira Angélica (voltado a projetos que demonstrem, em ações do cotidiano escolar, práticas de combate à violência contra a mulher).

Podem participar estudantes do ensino médio, ensino médio regular, ensino integral e ensino técnico, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino, como explica a superintendente de Gestão da Rede Escolar, Dileusa Costa.

“O encontro estudantil é uma ação multidisciplinar que também fomenta a tecnologia e a inovação, sempre com foco no empreendedorismo”, destaca a superintendente, lembrando também a importância da socialização de experiências e da consolidação da escola como um espaço democrático. “Isso estimula o aluno na tomada de decisão, faz com que ele desenvolva senso crítico, com o professor tendo um papel determinante nesse processo ao criar um ambiente propício ao despertar da criatividade”, reforça.

Outra atração será o Sarau Estudantil da Rede Estadual de Alagoas (Saereal), com apresentações de 26 estudantes. Outros 78 irão expor artes plásticas dispostas nos corredores laterais do ginásio. Completam a programação o Festival de Inovação e Criatividade (FIC) e a Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), que se subdivide em três categorias: Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI); Mostra de Robótica; e Arena da Cultura Empreendedora da Escola (ACEE).No segundo dia de evento, será a vez da Mostra de Produções Audiovisuais, seguida do Encontro Estadual de Grêmios Estudantis (Egreal), oportunidade em que 268 estudantes irão debater diversas iniciativas desenvolvidas nas escolas. Já no terceiro e último dia, as atenções estarão voltadas para as práticas exitosas do programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, que mira a recomposição da aprendizagem por meio da iniciação à pesquisa.