07/02/2023 10:52 | Cultura

PAUTA

Secult participa do Fórum Nacional de Cultura em Brasília

Secretária Mellina Freitas e gestores de cultura de todo País debatem rumos das futuras ações de política pública no setor

Secretária Mellina Freitas está no encontro que traz como principais pautas os desafios do segmento cultural para 2023

Daniel Borges / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) participa, em Brasília, do primeiro encontro de 2023 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, responsável por deliberar sobre a cultura brasileira, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais.

A secretária Mellina Freitas está no encontro que trouxe como principais pautas os desafios do segmento cultural para 2023, a retomada do Ministério da Cultura e a execução das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2.

No primeiro dia de assembleia, realizada na segunda-feira (6), a reunião ocorreu na sede do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Na ocasião, foi elaborado um documento com as propostas que deverá ser entregue à ministra da Cultura, Margareth Menezes, em reunião nesta terça (7).

“É um momento decisivo para a cultura brasileira. Juntos estamos trabalhando  pelo compromisso com a retomada de uma política cultural à altura da diversidade brasileira”, afirmou Mellina.

A secretária destacou a importância do Fórum nas articulações de novas políticas públicas culturais. “Nós como fórum defendemos a cultura como direito fundamental e constitucional, na luta pela manutenção das estruturas institucionais necessárias para gerir e executar as políticas públicas culturais nos nossos Estados e no Brasil”, completou a titular da pasta.