22/08/2023 12:50 | Cultura

Os novos mestres do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas serão diplomados

Ascom Secult

João Brito / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) diploma nesta quarta-feira (23) os novos mestres do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV). A solenidade acontece durante o projeto Folclore a Gosto, no Mercado das Artes 31, bairro de Jaraguá, em Maceió, a partir das 18h.

O Folclore a Gosto celebra a Semana do Folclore, um evento gratuito e aberto ao público que busca ressaltar a importância do folclore alagoano, com seus folguedos e danças, como um elemento de difusão da cultura popular e das manifestações culturais. O projeto contará com seis dias de apresentações culturais, de 22 a 27 de agosto. Confira a programação aqui.

O edital do RPV/2023 foi lançado em junho deste ano e selecionou os mestres Maria Bethânia dos Santos Leite, das Baianas de Coruripe; Jorgeval Mário Lisboa Santos, ou Mestre Vavá, do Fandango do Pontal da Barra, Maceió; e André Barbosa Cavalcante, conhecido como André da Marinheira, artesão de madeira de Boca da Mata. Eles preenchem as vagas deixadas pelos mestres José Laurentino Silirio (Mestre de Guerreiro), Nelson da Rabeca (Mestre Músico e Artesão) e Mestra Maria José dos Santos (Mestra de Baianas das Barreiras de Coruripe), que faleceram no ano passado.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, este é um momento de grande emoção para a cultura alagoana. "Me sinto emocionada em testemunhar a consagração de mais três mestres da cultura popular do Estado. Cada novo reconhecimento reafirma a importância que o Governo de Alagoas confere à preservação e exaltação do rico cenário cultural que nos define. Esses mestres são pilares de nossa identidade, e seu trabalho incansável inspira a todos nós a valorizar e preservar nossa herança cultural única.", disse.

Conheça os novos mestres:

Maria Bethânia dos Santos Leite

Coruripense, Maria Bethânia é conhecida popularmente como Mestra Bethânia, tem 59 anos e reside no município do extremo sul alagoana, Coruripe. Maria Bethânia é integrante do grupo de folguedo Baianas há mais de uma década, e herdou essa paixão de sua falecida mãe, a Mestra Maria do Padeiro, que fundou o grupo. A Mestra Maria do Padeiro faleceu em 2022, e Bethânia assumiu a liderança do grupo em seu lugar. Além de participar ativamente do grupo de folguedo, Bethânia também é uma talentosa artesã, contribuindo com oficinas gratuitas oferecidas à população de Coruripe.

Jorgeval Mário Lisboa Santos

Mestre Vavá tem 70 anos de idade e reside na cidade de Maceió, no bairro de Pontal da Barra. Ele é o mestre do tradicional grupo de folguedo Fandango do Pontal, que tem uma história que remonta a 1930. Há pouco mais de um ano, Mestre Vavá assumiu a posição de liderança no grupo. Sua paixão pelo folguedo começou na infância, quando costumava assistir aos ensaios do Fandango. Além de seu papel como mestre, ele já foi funcionário público e agora dedica seu tempo a preservar a história e a vitalidade do grupo.

André Barbosa Cavalcante

Nascido na cidade de Boca da Mata, e atualmente com 54 anos carregando muita história, André Barbosa é conhecido como Mestre André da Marinheira. Ele é escultor e artesão notável, sendo um dos 20 filhos do renomado Mestre Manoel da Marinheira, com quem aprendeu seu ofício desde os 12 anos. As obras de arte de André são amplamente reconhecidas, com várias delas em exibição por todo o estado de Alagoas. Sua habilidade e talento são tão admiráveis que ele é citado em livros e revistas que valorizam a arte da região. Uma de suas criações mais famosas é uma escultura de um leão, localizada no Pontal da Barra, em Maceió.