01/02/2023 19:23 | Tecnologia e Inovação

INOVAÇÃO

Secti recebe reconhecimento pelo seu protagonismo na área de capacitação e inclusão tecnológica

A iniciativa Global Workforce Transformation é um selo concedido pela DIO para agentes promotores da democratização do acesso à formação em tecnologia


Selo foi concedido pela startup Digital Innovation One, parceira no programa Oxetech

Ascom Secti


Geysa Miranda / Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) recebeu, nesta quarta-feira (1°), um reconhecimento como protagonista pelo trabalho que vem desenvolvendo com capacitação e inclusão de talentos em tecnologia, transformando a próxima geração de profissionais tech no Brasil e no mundo. O selo foi concedido pela startup Digital Innovation One (DIO), de São Paulo, umas das parceiras no programa Oxetech, que já qualificou mais de 4 mil jovens na capital e no interior de Alagoas.



 

A iniciativa Global Workforce Transformation é um selo concedido pela DIO para agentes promotores da democratização do acesso à formação em tecnologia, um campo que, em Alagoas, segue crescendo com os investimentos do Governo do Estado, por meio dos programas liderados pela Secti, sendo, o principal deles, a plataforma Oxetech (oxetech.al.gov.br). Ela oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação para todos os alagoanos, desde o básico da informática a etapas de desenvolvimento e programação, compondo uma trilha de conhecimentos.

 

Além disso, no Estado, são ofertados também cursos presenciais em laboratórios espalhados nas cidades de São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Murici, Penedo e em breve Traipu, além da capital, Maceió. Outra iniciativa é o Oxetech Work, que conecta o estudante às empresas e ao mercado de trabalho, ofertando vagas nas empresas de tecnologia do Estado com bolsas custeadas pelo Governo de Alagoas, e que terá sua terceira rodada lançada na próxima quinta-feira (9), com mais 200 vagas.



 

“A capacidade que a Secti tem em gerar impactos como fomentadora da interiorização e oportunização da tecnologia como ferramenta e vetor de desenvolvimento socioeconômico e transformação de realidades é parte fundamental da parceria com a DIO, que já dura dois anos”, destacou Victor Haruo, Head da DIO.

 

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse reconhecimento mostra que o trabalho tem enveredado pelo caminho certo, e que a meta é levar Alagoas ao topo do ranking na formação e qualificação técnica da nova geração na tecnologia. “Vamos ampliar nossos programas, qualificar mais jovens e estender para toda rede pública estadual de ensino, gerando mais oportunidades em uma das áreas que mais cresce no mundo, a tecnologia”, disse Silvio Bulhões.