13/12/2023 10:13 | Tecnologia e Inovação

Secti realiza nivelamento e reuniões para ajustes e expansão do programa OxeTech Lab

Representantes dos oito laboratórios apresentaram êxitos e desafios para 2024

Em janeiro de 2014, a Secti inaugurará o oitavo lab no interior, na cidade de Batalha

Ascom Secti

Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) promoveu uma série de reuniões com representantes dos oito laboratórios do programa OxeTech para um nivelamento de estratégias e ajustes de rota para 2024, ano em que haverá expansão de espaços físicos para cursos capacitadores na área de tecnologia no interior de Alagoas, que já formaram mais de 2 mil pessoas.

As reuniões contaram com a participação de monitores, bolsistas e supervisores de cada uma das sete cidades que contam com laboratórios do Oxetech: São Miguel dos Campos, Traipu, Delmiro Gouveia, Penedo, Santana do Ipanema, Murici, e dos labs de Maceió, presentes no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT) e no Benedito Bentes. Conduziram as discussões o coordenador do programa, Alexandre Vasconcelos, a orientadora Janaína Galdino, o superintendente Pedro Ivo e o secretário Silvio Bulhões.

Silvio celebrou os dois anos de evolução do programa e destacou a importância desse momento de integração. “Nesse período, mais de duas mil pessoas passaram pelos laboratórios, que é um número muito significativo para nós, enquanto um dos maiores programas de qualificação de Alagoas. Foram anos de aprendizado, de ajustes, estudando de que maneira ele deve melhorar, se expandir, em conteúdo ofertado e público atendido. O que pretendemos agora em 2024 é fortalecer e dar um salto de nível com o OxeTech Lab, com mais qualidade, cada vez melhores resultados e formando pessoas cada vez mais qualificadas.”, afirmou o secretário.

O nivelamento e reunião serviram também como modo de aproximar ainda mais os componentes dos laboratórios, entre si e com o Governo do Estado, para construir uma retrospectiva conjunta, refletindo sobre a maturidade adquirida que abalizará a nova etapa: de aceleração, tal qual uma startup, com novas métricas de avaliação e acompanhamento de instrutores e alunos.

No ano que vem, já em janeiro, a Secti inaugurará o oitavo lab no interior, na cidade de Batalha, Sertão de Alagoas. Ao longo de 2024, pretende-se levar o programa de qualificação técnica para mais três municípios, além de Batalha, expandindo ainda mais sua área de atuação com conteúdos mais aprofundados e conexões cada vez mais diretas com um mercado de trabalho exigente, pelo OxeTech Work ou outras vertentes, buscando, assim, alcançar mais efetividade e padronização para que a profissionalização seja completa num contexto que sempre demanda constantes atualizações.