11/08/2023 19:26 | Assistência SocialPrimeira Infância

Secria firma Termo de Cooperação com o Governo do Ceará para ampliar ações de proteção social em Alagoas

Secretária Paula Dantas esteve no Ceará e apresentou detalhes do funcionamento do Cria na proteção da primeira infância


Ascom Governo do Ceará


Marcelo Alves/Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria), firmou Termo de Cooperação Técnica com o Ceará para ampliar as ações de combate à insegurança alimentar e nutricional e de extrema pobreza. Em viagem ao Ceará, o compromisso foi firmado entre a secretária da Secria, Paula Dantas, e a secretaria da Proteção Social (SPS), do Ceará, Onélia Santana. O secretário executivo de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, João Ulisses Guimarães, acompanhou o encontro.

Paula Dantas ressaltou que a visita e a assinatura do Termo de Cooperação entre os estados serviram para trocar experiências entre os estados, bem como estreitar laços. Além disso, a secretária da Secria destacou ainda que o Ceará é uma referência para todo o Nordeste. “Por nos inspirarmos nas ações e programas desenvolvidos no Ceará, viemos oficializar essa troca de experiência através do Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações que já executamos em Alagoas”, frisou.



"A partir dessa iniciativa, vamos desenvolver estudos para execução de um projeto semelhante ao Mais Nutrição, que é um projeto que faz parte do programa Mais Infância do Ceará, que é referência em todo o Brasil”, disse. Paula ressaltou também que o programa Mais Infância do Ceará tem ações semelhantes às desenvolvidas pela Secria e que pretende aproveitar a parceria para obter mais experiências exitosas. “Nós temos muitos pontos em comuns, como os centros de educação infantil, que são as Creches Cria, as praças, o Cartão Cria”, apontou.


INTERCÂMBIO
Onélia Santana destacou a iniciativa do Governo de Alagoas em conhecer os programas sociais implementados no estado cearense e também de firmar o vínculo de cooperação. “Recebemos há meses atrás uma comitiva de Alagoas que veio conhecer o trabalho desenvolvido pela SPS através do Programa Mais Infância Ceará e, desta vez, a visita foi  para conhecer os programas de combate à fome e oficializar esta parceria. Para nós, é um imenso prazer e aprendizado colaborar com a implementação destes programas em outro estado do Nordeste. Temos muito orgulho de ser referência para os nossos irmãos dos estados vizinhos e de apresentar e replicar as políticas públicas que desenvolvemos aqui em outros territórios”, afirmou.