14/06/2023 12:46 | SegurançaGoverno de Alagoas

Secretários são homenageados pelo Corpo de Bombeiros com medalha do mérito

Solenidade, que também premiou veteranos, comemorou 30 anos de emancipação administrativa da corporação


CBMAL homenageia representantes da sociedade civil e militares que contribuíram para o desenvolvimento da corporação

Marco Antônio


Marcus Toledo / Agência Alagoas

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) homenageou nesta quarta-feira (14) representantes da sociedade civil e militares que contribuíram para o desenvolvimento da corporação. Entre os agraciados com a medalha do Mérito do Bombeiro Militar estão os secretários de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, do Governo, Vitor Pereira, e de Governança, Poliana Santana. Também foram homenageados deputados estaduais, diretores de empresas públicas e representantes do Ministério Público, Exército, Marinha, além de integrantes dos Bombeiros.

 

A solenidade, realizada no quartel do comando geral, no Trapiche, comemorou os 30 anos de emancipação administrativa e operacional dos Bombeiros em relação à Polícia Militar, ocorrida em 26 de maio de 1993. “Lembro que havia dúvidas se os bombeiros conseguiriam se desenvolver após essa separação, mas vendo hoje a situação da corporação, sabemos que a decisão foi exitosa, graças também a comandantes empreendedores que souberam elevar a qualidade da tropa”, afirmou Flávio Saraiva, que representou na solenidade o governador Paulo Dantas.



 

Já a secretária Roseane Vasconcelos ressaltou a importância dos CBMAL para a população. “É um momento emocionante para mim como secretária e cidadã. Receber uma medalha como esta num momento tão especial de uma corporação que luta diariamente pela segurança dos alagoanos”, afirmou.

 

Durante o evento, foi anunciada a criação do Dia do Veterano Bombeiro Militar. Foram agraciados com uma medalha 44 veteranos – militares que trabalharam por trinta anos e hoje estão na reserva –, que se mostraram bastante emocionados com a homenagem.



 

O Corpo de Bombeiros de Alagoas possui hoje 19 quartéis espalhados pelo estado, com cerca de 1.200 militares efetivos. As unidades são divididas em Salvamento Terrestre e em Altura, Salvamento Aquático, Socorros de Emergência e Combate a Incêndio. Entre os feitos relembrados na solenidade estão a atuação no desabamento do silo de um moinho de trigo no Poço e o combate ao incêndio na Catedral Metropolitana de Maceió, ambos ocorridos em 2014.