15/12/2023 09:02 | Saúde

Secretário executivo de Regulação e Gestão realiza visitas técnicas a unidades em Palmeira dos Índios e Arapiraca

Gestor da saúde estadual esteve acompanhado de equipe técnica da pasta verificando in loco as ações implementadas das unidades

Série de visitas no Agreste começou pelas obras do Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios

Marco Antônio / Agência Alagoas

Josenildo Törres e Tony Medeiros

Acompanhado  de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, realizou visita de inspeção às unidades assistenciais da Rede Estadual de Saúde situadas no Agreste alagoano. Em Palmeira dos Índios, Montteiro acompanhou o andamento das obras de construção do Hospital Regional do Médio Sertão; enquanto que, em Arapiraca, as inspeções ocorreram no Hospital de Emergência do Agreste, na Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, e na Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

O Hospital Regional do Médio Sertão teve as obras retomadas no último dia 6 de novembro e, quando estiver pronto e em funcionamento irá atender uma população de 158 mil habitantes dos municípios de Palmeira dos Índios, onde está sendo construído, além de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca. A unidade hospitalar está sendo construída em uma área de 10.500 m2, com dois pavimentos, e contará com 123 leitos, distribuídos em clínica médica, pediatria, maternidade, urgência e emergência na porta de entrada, UTI adulto, UTI pediátrica e cirúrgica.

"O Hospital do Médio Sertão também irá dispor de um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas, beneficiando a toda a população da VIII Região de Saúde. A unidade, quando estiver em funcionamento, será também referência de assistência qualificada para o Agreste, assim como já acontece nas regiões Norte, da Zona da Mata e do Alto Sertão, onde estão situados os outros três hospitais regionais", frisou Igor Montteiro.

Arapiraca

Em Arapiraca, as inspeções começaram pelo HEA, que é referência para a população da II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de também receber pacientes que moram em cidades de Sergipe, Pernambuco e Bahia, localizadas na divisa com Alagoas. Na unidade hospitalar, Igor Montteiro inspecionou a estrutura física e os equipamentos, visando planejar melhorias nos serviços oferecidos pelo maior hospital público do interior de Alagoas.

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau foi recebido pela Direção do Hospital de Emergência do Agreste e visitou os setores da instituição, ouvindo e entendendo as demandas dos profissionais, em busca de melhorias para o hospital que, este ano, completou 20 anos de  funcionamento. “A visita técnica acontece para observar as áreas da unidade que precisam de um olhar mais atento da Secretaria do Estado da Saúde, para que a gente possa garantir dispositivos de melhoria e qualificação para entregar à população um Hospital de Emergência do Agreste cada vez mais eficiente e evoluir na garantia do acesso qualificado de saúde à população”, explicou Igor Monteiro.

“Ficamos muito felizes com esta visita. Assim, os técnicos conseguem visualizar o nosso trabalho, conseguem perceber a magnitude que é o Hospital de Emergência do Agreste, a complexidade dos casos que a gente assiste aqui. Com a visita, eles conseguem vivenciar na prática todo o nosso serviço e elaborar planos para as melhorias", comemorou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste.

Em seguida, o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau esteve na Unidade Arapiraca do Hemoal, responsável pela política de sangue e assistência hematológica para a II Macrorregião de Saúde. No hemocentro, acompanhado da diretora Aurélia Fernandes, ele acompanhou todo o ciclo do sangue, desde o momento da captação, passando pelo processamento, até chegar à dispensação, onde é encaminhado às unidades hospitalares do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco para ser transferido aos pacientes.

“A gente veio com equipe técnica de vários setores da Sesau para avaliar a funcionalidade do equipamento, como é que estão os processos, como é que está a infraestrutura das unidades. Nosso objetivo é observar estes serviços e trazer as melhorias que eles necessitam", assegurou o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, ao concluir a série de visitas na UPA Noel Macedo, depois de passar pela Central Arapiraca do Samu.