23/06/2023 11:28 | Desenvolvimento Econômico

Secretaria retoma atividades do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Desativado desde 2019, o Fórum é formado por representantes do governo do Estado, instituições sociais e membros da sociedade civil

O Fempe é uma iniciativa que visa trazer um ambiente de ações integradas para o favorecimento dos micro empreendedores alagoanos

Lucas Meneses / Ascom Sedics

William Makaisy / Ascom Sedics

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) retomou nesta sexta-feira (23), as atividades do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe). Formado por instituições de apoio a microempresas e representantes do governo estadual, o fórum busca articular um espaço para discutir as demandas do setor alagoano.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o retorno das atividades do fórum é de extrema importância para integrar a relação do setor privado e público, facilitando a criação de políticas públicas eficientes para o segmento, que representa 95% das empresas ativas a nível estadual.

“Após anos sem funcionamento, retomamos hoje as atividades do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O fórum vai cuidar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresários alagoanos, permitindo que tracemos políticas públicas mais eficientes, que estejam em consonância às problemáticas do setor. Vamos juntos construir um espaço para fortalecimento do segmento”, reitera.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, o Fempe é uma iniciativa que visa trazer um ambiente de ações integradas para o favorecimento dos micro empreendedores alagoanos.

“O fórum sempre foi um ambiente que trouxe muitas mudanças para o cenário das micro e pequenas empresas, então a retomada desse grupo é a retomada das discussões e de como podemos melhorar o ambiente do segmento. E o mais importante disso é que quando temos parceiros entendendo as dores de cada negócio dentro do seu segmento, o fórum passa ser o ambiente para ações integradas e soluções integradas também”, frisou.

Para a vice-presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Suzana Bezerra, a retomada do fórum simboliza um novo momento na relação do estado com os pequenos empreendedores.

“A retomada do Fempe para a gente é uma grande oportunidade, porque podemos ter os pequenos empresários alagoanos mais próximos e podemos ouvir os apelos dessa classe, podendo oferecer o que o Estado está propondo para o seu crescimento e desenvolvimento”, pontuou.

Durante o encontro foi discutida a reativação do fórum e a atualização das demandas e diretrizes que regem o grupo, como as temáticas ligadas à inovação, sustentabilidade, incremento de tecnologia, estímulo ao empreendedorismo feminino e ao empreendedorismo social.

O Fempe

Instituído pelo decreto nº 4.000/2008 o fórum é formado por instituições de apoio e representatividade das microempresas e empresas de pequeno porte, entre elas as instituições de ensino superior Cesmac, FAT, Unit, FAN/FGV, Estácio e Ufal; Rede Global do Empreendedorismo (RGE); Movimento Alagoas Competitiva (MAC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE); Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA); Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio); Junta Comercial de Alagoas (Juceal); Sebrae; BNDES; BNB; Caixa Econômica Federal (CEF); Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz); Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).