13/11/2023 17:51 | Gestão e Finanças

Secretaria do Desenvolvimento participa do Summit Executivo de Negócios e Sustentabilidade

Equipe participou dos painéis sobre os impactos do cooperativismo e infraestrutura energética


Sedics participou dos painéis sobre os impactos do Cooperativismo e infraestrutura energética

Carol Bezerra / Ascom Sedics


Maria Eduarda / Ascom Sedics

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) teve uma participação ativa na programação do Summit Executivo de Negócios e Sustentabilidade, que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro, no hotel Jatiúca. Os painéis falaram sobre infraestrutura energética e economia de impacto solidária e cooperativismo.

 

Representaram a Sedics no evento o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, a Superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Roberta Carvalho, e o gerente de energias e membro do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE), Bruno Macedo,

 

No painel “Infraestrutura energética: distribuição, inovação, ampliação e abertura de mercado”, Bruno destacou os avanços do estado, que já conta com uma matriz energética renovável consolidada, com 87% de fontes limpas, conforme Balanço Energético de Alagoas 2023/2022, publicado anualmente pela Sedics.

 



Além disso, o gerente de energias da Sedics apresentou os projetos da secretaria para prospecção de novas empresas, com a previsão de geração de novos empregos e investimentos em Alagoas.

 

O painel “Potencialidades alagoanas: economia de impacto, solidária e cooperativismo” contou com a participação do secretário Adalberon e da superintendente Roberta Carvalho. Eles discutiram as implicações da economia solidária, compartilhando suas vivências na sustentabilidade e destacando a importância fundamental do cooperativismo como uma ferramenta para concretizar variadas políticas públicas.

 



De acordo com Adalberon, o cooperativismo está presente em pequenas ações. “Existem modelos de organização agindo na economia solidária. O Cooperativismo tem o objetivo de promover o lucro através da essência das pessoas que estão cooperadas e através dos interesses da comunidade em gerar prosperidade. Ele nasce ambiental com a governança participativa e diferenciada”.