20/03/2023 12:27 | Segurança

Secretaria de Segurança Pública inaugura Pátio de Custódia da Polícia Civil em Rio Largo

Carros e motos apreendidos, que estão em depósitos improvisados em delegacias, serão transferidos para o local

Neno Canuto / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O secretário de Estado da Segurança, Flávio Saraiva, representando o governador Paulo Dantas, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (19), o Pátio de Custódia da Polícia Civil de Alagoas, em Rio Largo.

"A inauguração desse pátio é um marco para a segurança pública de Alagoas, em especial para a Polícia Civil, porque teremos agora um local adequado para colocar todos os carros apreendidos em operações policiais e que estão espalhados pelas delegacias em todas as regiões do Estado", destacou Flávio Saraiva.

"A decisão política de construir esse pátio foi do governador Paulo Dantas e trará benefícios aos policiais civis e a toda a sociedade alagoana", acrescentou o secretário.

Segundo ele, todos os veículos antes de serem enviados ao Pátio de Custódia serão identificados e catalogados. "Trabalharemos junto com o Tribunal de Justiça para agilizar o andamento dos processos judiciais para liberação dos veículos ou destiná-los a leilões", salientou Saraiva.

O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, João Paulo Martins, disse que o pátio vai resolver um problema de décadas, com um número imenso de veículos e outros bens espalhados por todo o Estado. "Aqui haverá uma melhor guarda e conservação desses bens, e no que depender do Judiciário vamos agilizar o processo para destinação adequada desses bens para devolução aos seus proprietários ou a realização de leilão para os bens considerados inservíveis", observou o juiz.

Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, o terreno onde funciona o pátio tem 40 mil/m² e representa um marco histórico para a PC, resolvendo um problema antigo de falta de um espaço adequado de bens automotores apreendidos. O espaço fica localizado no município de Rio Largo, na região Metropolitana de Maceió.

Gustavo Xavier informou que para a transferência dos veículos foi montada uma força-tarefa, com empresas de guinchos para o transporte até o pátio. A transferência já teve início logo após a inauguração do espaço. Os primeiros carros levados para o pátio foram da 1 Central de Flagrantes de Maceió. "A retirada dos veículos era uma antiga reivindicação dos policiais civis. A situação atual, em algumas unidades policiais, tornava o ambiente insalubre em virtude da proliferação de insetos, a exemplo do mosquito da dengue, entre outros problemas gerados pelo acúmulo de carros e motos. É mais uma ação do governo do Estado na área da segurança pública, por meio da Polícia Civil, que trará benefícios aos policiais e à sociedade alagoana", afirmou Gustavo Xavier

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Eduardo Melro, afirmou que o pátio resolve um problema antigo da Polícia Civil da guarda adequada de bens apreendidos, que estão nas portas das delegacias ou até mesmo dentro delas, como o caso das motos. Com a entrega do pátio, todos os veículos apreendidos serão remanejados. São cerca de 700 carros e 3 mil motocicletas que se encontram amontoadas nas unidades policiais.

Os espaços para colocação dos veículos foi dividido por regionais da Polícia Civil, facilitando a organização e identificação dos veículos. Também foram instaladas câmeras de segurança e haverá equipe de policiais civis de plantão, 24 horas. Uma força-tarefa está sendo planejada, inclusive com o uso de vários caminhões-guincho, para transportar os veículos de todo o Estado para o galpão.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civil, Ricardo Nazário, disse que a Polícia Civil vive um novo momento, porque os policiais civis precisavam muito melhorar suas condições de trabalho, e que a guarda dos veículos nas delegacias tornavam o ambiente de trabalho insalubre.

O presidente da Associação dos Delegados (Adepol), Antônio Carlos Lessa, disse que o Pátio de Custódia era muito esperado por todos os delegados e agradeceu o empenho do governador Paulo Dantas para viabilizar sua implantação.