22/11/2023 17:24 | Saúde

Secretaria de Saúde promove encontro sobre Prevenção da Autolesão e Suicídio

Iniciativa ocorreu nesta quarta e foi voltada para educadores e conselheiros tutelares


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (22), o I Encontro de Prevenção da Autolesão e Suicídio. A iniciativa aconteceu no auditório da Casa da Indústria, em Maceió, e foi realizada em parceria com o Comitê de Prevenção e Pósvenção do Suicídio do Estado de Alagoas  (CEPPSAL).

 

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, explicou que o evento buscou fortalecer as estratégias de cuidado e fortalecimento da prevenção e pósvenção do suicídio e autolesão em Alagoas.  Isso porque estas duas situações têm sido pauta na sociedade contemporânea, diante do aumento de casos registrados pelas unidades assistenciais.

 

“Estamos promovendo capacitações para auxiliar os educadores e conselheiros tutelares a realizar intervenções em casos de pessoas em risco de suicídio ou autolesão. Essa preparação é essencial para garantir a segurança dos indivíduos que precisam ser acolhidos de forma técnica e humanizada”, destacou.

 

Comitê de Prevenção

 

O CEPPSAL foi criado em 2019 e se baseia no fato de que o suicídio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global. Os indicadores epidemiológicos apontam para um crescimento do comportamento suicida em alguns países do mundo, especificamente no Brasil.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o cuidado com a saúde mental é essencial para assegurar uma melhor qualidade de vida e segurança a todos os alagoanos. Para isso, segundo o gestor, os técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau têm atuado para prevenir o problema e prestar assistência técnica às instituições que cuidam das pessoas em sofrimento mental.

 

“Toda a equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau está empenhada em garantir cursos e capacitações para a prevenção do suicídio e da autolesão. Nosso propósito é enfrentar o problema, por meio de uma rede de acolhimento e assistência em saúde mental, atuando sem preconceitos e sem julgamentos, que infelizmente ainda são comuns na sociedade”, ressaltou o gestor da pasta estadual de saúde.