14/12/2023 14:45 | Assistência SocialDireitos Humanos

Secretaria de Prevenção à Violência realiza busca ativa por dependentes químicos na Praça Sinimbu

A ação integrada mobilizou equipes da Rede Acolhe, do Ronda do Bairro e da Casa de Direitos de Maceió

Com as ações itinerantes, o Estado consegue oferecer dignidade às pessoas em situação de rua

Vitor Beltrão / Ascom Seprev

Mirela Melo / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou nesta quinta-feira (14) uma ação integrada de busca ativa por dependentes químicos e atendimento a pessoas em situação de rua na Praça Sinimbu, em Maceió. A ação resultou em 11 atendimentos sociais, além de três direcionamentos para retirada da documentação básica.

A Seprev mobilizou as equipes da Rede Acolhe, do Ronda do Bairro e da Casa de Direitos de Maceió com o objetivo de aproximar os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado de quem mais precisa.

“Foi um trabalho muito importante, pois conseguimos sensibilizá-los sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas e divulgamos os meios de comunicação oficiais para que essas pessoas busquem ajuda. Muitas vezes, o indivíduo não aceita o acolhimento no momento, mas depois nos procura para ser atendido”, explica a coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Julyanna Gomes.

A chefe da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda do Bairro, Vanessa Castro, destacou que, com as ações itinerantes, o Estado consegue oferecer dignidade para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, abrindo caminho para mudança de vida.

“Por isso, a Seprev tem intensificado as ações itinerantes junto à população em situação de rua. O cronograma contempla abordagens a dependentes químicos para a oferta do tratamento gratuito, entre outros serviços essenciais com o intuito de assegurar direitos fundamentais a este público”, afirmou Vanessa Castro.

As buscas ativas realizadas pela Seprev acontecem duas vezes ao mês e incluem atendimentos psicológicos e sociais à população para garantir seu acesso a serviços públicos e sua participação ativa na sociedade.