26/10/2023 16:58 | Direitos Humanos

Secretaria de Prevenção à Violência capacita técnicos para atendimento à diversidade no sistema socioeducativo

Encontro teve como intuito auxiliar o trabalho dos agentes públicos de medidas socioeducativas junto à população LGBTQIAPN+

Capacitação aconteceu no auditório da Unidade de Internação de Jovens Adultos, em Maceió.

Dyego Duarte / Ascom Seprev

Mirella Melo / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), realizou, na quarta-feira (25), um ciclo de conversas sobre “Sexualidade e Gênero: Desafios que atravessam o socioeducativo”. A capacitação aconteceu no auditório da Unidade de Internação de Jovens Adultos, em Maceió,  e participaram os técnicos da Sumese.

O evento contou com palestras do presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis (CECD/LGBT), Sebastião Farias, do secretário-geral do Conselho, Isaac Victor, e do assessor de comunicação e representante da Seprev no Conselho, Victor Brasil.

Na abertura do encontro, o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rêgo, destacou a importância de debater o assunto. “A Sumese tem se tornado referência no país, e um tema como esse não poderia ficar de fora. Nós precisamos evoluir”, disse.

Foram abordados no ciclo de conversas conteúdos sobre implementação da Resolução do Conselho Nacional de Justiça de 2020, que estabelece diretrizes a serem observadas pelo Judiciário no âmbito criminal com relação a população LGBTQIAPN+ privada de liberdade, e os conceitos de Orientação Sexual e Identidade de Gênero.

Segundo o assistente social Thiago Correia, o sistema socioeducativo é um ambiente vulnerável, sendo desafiador tratar determinadas temáticas com o público e servidores. Para compreender a sensibilidade do assunto, de acordo com ele, apenas na última década os jovens do sistema passaram a ter coragem de declarar sua orientação sexual.

Presente ao evento, o presidente do Conselho Estadual LGBT elogiou a iniciativa da Sumese em realizar as palestras. “É de grande valor essa troca de conhecimento. Através de momentos como esse, podemos oferecer direitos, políticas públicas e respeito”, afirmou.