07/11/2023 16:07 | Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta quarta-feira oficina de compostagem em Inhapi

Processo natural transforma resíduos orgânicos em material rico em nutrientes, gerando fertilizante natural

Secretária executiva Amélia Fernandes ressalta importância da compostagem para o meio ambiente

(Maria Villanova / Ascom Semarh

Maria Villanova / Ascom Semarh

Sustentabilidade, preservação do meio ambiente e conscientização sobre a produção de resíduo orgânico pela população. Esses são os objetivos da oficina de compostagem promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nos municípios alagoanos. A primeira edição deste ano ocorrerá em Inhapi, nesta quarta-feira (8), e reunirá gestores municipais e recicladores.

A compostagem é um processo natural que transforma resíduos orgânicos, como os restos de comida, cascas de frutas, folhas e outros materiais biodegradáveis, em um material rico em nutrientes. O chamado "composto" é um fertilizante natural que pode ser usado para enriquecer o solo e promover o crescimento saudável das plantas.

"A oficina é uma importante ferramenta de capacitação para a coleta de resíduos orgânicos e de sensibilização para a questão de sua produção e reaproveitamento em benefício da própria população, sem contar a geração de renda, já que toda a produção pode ser vendida como adubo", reforçou a secretária executiva da Semarh, Amélia Fernandes.

Entre as principais vantagens da compostagem estão a redução da quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, o que evita a emissão de gases de efeito estufa – auxiliando na redução das mudanças climáticas –, e a redução da necessidade do uso de fertilizantes químicos prejudiciais ao meio ambiente.

Outra grande vantagem da compostagem é a melhoria da qualidade do solo. "Para o plantio agroecológico, é necessário que o solo esteja saudável, usando a matéria orgânica para a recuperação de todos os seus nutrientes, equilibrando o solo para que se tenha uma plantação fértil e saudável", ressaltou a assessora técnica da Semarh e agroecóloga Anusk Silva, que ministrará a oficina.

Na capacitação, os participantes também aprenderão sobre a reciclagem de resíduos sólidos, já que garrafas pet e potes de plástico são utensílios utilizados para o armazenamento da compostagem. Também aprenderão quais resíduos orgânicos podem ser usados, para evitar insetos e mau odor.

A compostagem é uma prática simples e eficaz que pode contribuir significativamente para a redução de resíduos e a preservação do meio ambiente, e a Semarh pretende, com estas oficinas, estimular a prática para a população, contribuindo para um futuro mais sustentável e saudável para o planeta.