16/08/2023 13:48 | Meio AmbienteDesenvolvimento Humano

Secretaria de Meio Ambiente implanta em Junqueiro 34ª horta urbana

Objetivo do programa é inaugurar hortas em todas as 102 cidades alagoanas

Implementação das hortas urbanas capacita agentes locais para a produção de alimentos agroecológicos

Ascom / Semarh

Bruno Gomes / com supervisão da Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou nesta terça-feira (14) mais uma horta urbana na cidade de Junqueiro, na Escola Agrícola São Francisco de Assis. Agora já são 34 hortas implementadas no estado. O programa, que visa a capacitação de agentes locais para proporcionar segurança alimentar e educação ambiental, chegou a mais oito municípios em 2023, e tem como objetivo contemplar todas as 102 cidades de Alagoas.

O Programa Hortas Urbanas da Semarh é uma ação iniciada em agosto de 2021, e desde então realiza o trabalho pedagógico de educação ambiental em escolas, comunidades, ONGs e demais espaços com áreas de viabilidade para preparação de canteiros, adubação de solo e plantio de mudas.

Além do trabalho educacional, a implementação das hortas urbanas capacita agentes locais para a produção de alimentos agroecológicos (sem uso de agrotóxicos), proporcionando segurança alimentar e o aproveitamento de terrenos ociosos e degradados. Para o secretário Gino César, as hortas urbanas são responsáveis pela promoção da alimentação saudável, já que os alimentos produzidos são frescos e ricos em nutrientes. “Elas são uma opção mais benéfica do que os produtos industrializados e processados. Um trabalho do Governo de Alagoas realizado através da Semarh”, afirmou.

A Semarh doa até mil mudas, de acordo com o tamanho da horta, e adubo orgânico, além de um kit para manutenção, que inclui carro de mão, enxada, ciscador e regadores, e também contempla a instalação de uma placa oficial. O monitoramento é realizado através de visitas técnicas e relatórios, e oferece suporte para a resolução de possíveis problemas.

Vinte e nove municípios do Estado já foram agraciados com o programa, somando 34 hortas urbanas desde o início do projeto. Na gestão do secretário Gino César, iniciada em maio de 2022, houve um aumento de 55% no número de hortas implantadas, aumentando de 15 para 34. Já neste ano, mais oito municípios tiveram inauguração das hortas, totalizando 10 implementações. De acordo com Allana Alencar, engenheira Agrônoma da Semarh, idealizadora e responsável pelo programa, há um cuidado minucioso para a execução das hortas nos locais. “É marcada uma visita técnica para avaliar possíveis locais para implementação do projeto.

Após a confirmação, é realizada uma capacitação com os gestores ambientais e da educação para instruí-los como executar o projeto e quais os principais objetivos, através de uma palestra na qual posso abordar os cuidados e sanar dúvidas de todos presentes sobre o funcionamento das horta”, detalhou.

Para a criação da horta urbana, os gestores públicos municipais, líderes comunitários e representantes de associações comunitárias podem entrar em contato com a Semarh através do e-mail: semarh@semarh.al.gov.br, ou pelo telefone: (82) 3315-2680. O prazo estimado para a implementação é de até 90 dias, sem custos.