18/12/2023 12:50 | Desenvolvimento EconômicoCidadania

Secretária de Estado da Fazenda é homenageada pela Assembleia Legislativa

Governador Paulo Dantas participa da sessão solene na ALE e destaca qualidades de Renata dos Santos à frente da pasta

Secretária Renata dos Santos recebe o título de Cidadã Honorária de Alagoas

Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, foi homenageada pela Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18), em sessão solene de outorga do Título de Cidadã Honorária de Alagoas, pelo trabalho que desempenha desde 2015 na área financeira do Estado.

O governador Paulo Dantas participou da homenagem, que foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. Em seu discurso, Paulo Dantas destacou as qualidades da secretária da Fazenda, que também foi secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio em seu governo. “Gostaria de parabenizar a todos os deputados estaduais por ter aprovado o título de Cidadã Honorária para Renata dos Santos, que se torna, no dia de hoje, oficialmente alagoana, a que de coração já era há muitos anos”, afirmou o governador Paulo Dantas, parabenizando também o deputado estadual Ronaldo Medeiros por ter sido o propositor do título.

“A secretária Renata, no meu ponto de vista, é uma mulher extraordinária, feminista, plural, diversa, sem preconceitos, organizada, trabalhadora e técnica de altíssimo nível. Renata não tem hora, a hora que você ligar para ela, ela atende, se coloca à disposição, está totalmente disposta a encontrar soluções, com celeridade e agilidade, em busca de uma melhor prestação de serviço para o povo que ela ama”, destacou o governador.

“Substituir craques é um grande desafio, e a Renata dos Santos substituiu o nosso querido George Santoro, manteve o estado de Alagoas no mesmo nível de investimento com os recursos próprios. Nada em Alagoas parou, e o que nós prometemos que vamos levar Alagoas daqui para frente, a Renata está ajudando e dando todas as condições para que isso aconteça”, completou.

Natural de São Paulo, Renata dos Santos iniciou sua carreira profissional no Rio de Janeiro, onde morou até 2015, quando se mudou para Alagoas a convite do então secretário da Fazenda, George Santoro, para fazer parte da equipe econômica do governo Renan Filho. Na Sefaz, alçou ao cargo de secretária do Tesouro Estadual, onde ficou até 2022, quando assumiu a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio Público, a convite do governador Paulo Dantas, para compor o primeiro secretariado do país de maioria feminina.

Com a saída de George Santoro da Fazenda, em março de 2023, assumiu a pasta, onde vem se destacando por manter o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado. Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renata tem MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Universidade de Chicago, e é mestranda em Administração Pública pela Fucape. É funcionária de carreira da Eletrobrás e teve passagens pela Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro e Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Bastante emocionada, Renata dos Santos traçou em seu discurso os desafios que enfrentou para vim a Alagoas e sua trajetória até chegar a Secretária da Fazenda, cargo que ocupa há nove meses.

“Como assumir essa secretaria após a gestão de George? Como eu vou lidar com os contribuintes? E o que eu faço? Esses foram alguns dos questionamentos que tive. E eu tenho certeza que muitos aqui tinham também. E é normal, como disse o governador, pois substituir um craque é muito, muito, muito mais desafiador. Sim, eu também duvidava de mim. Mas encontrei na tranquilidade do governador Paulo e no apoio de todos e todas as servidoras da Secretaria de Fazenda, o que eu precisava para seguir em frente”, ponderou Renata, afirmando que está pronta a seguir esse caminho.

“Estamos finalizando apenas o primeiro ano de gestão, governador Paulo Dantas, mas saiba que eu estou pronta, junto com minha equipe, para continuar trabalhando firme por uma Alagoas melhor. Desafios virão, mas estamos prontos para enfrentá-los. Por fim, quero aqui, agora, como cidadã alagoana, me comprometer mais uma vez como servidora pública, com o povo alagoano, e dizer que trabalharei de sol a sol para o melhor para nossa terra, essa terra que escolhi para ficar, para ficar raízes e viver”, finalizou, agradecendo ao deputado Ronaldo Medeiros pela indicação do título e a todos deputados que aprovaram o projeto.

O projeto de concessão de título de Cidadã Honorária a Renata dos Santos foi de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros, apresentado antes dela assumir a Sefaz e aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

“Alagoas vai fechar o ano de 2023 com um dos maiores PIBs [Produto Interno Bruto] do país. Claro que isso é um trabalho em equipe de governos e de economia do Estado. Mas Alagoas tem certeza que você [Renata dos Santos] está contribuindo para isso. Alagoas está hoje entre os quatro grandes estados do país”, afirmou o deputado estadual Ronaldo Medeiros para destacar o trabalho de Renata à frente da Sefaz.

“Creio que todos que estão aqui e os que não estão aqui, que estão nos assistindo pelos meios de comunicação, querem te dar esse muito obrigado por tudo que você vem fazendo por Alagoas. Você continue nessa terra sendo feliz e daqui a pouco vai se tornar para a gente uma alagoana, uma mulher guerreira e se somando a isso tudo, vamos buscar soluções, trabalhar para que o nosso povo seja mais feliz e tenham condições de viver com dignidade”, finalizou Medeiros.