27/07/2023 17:15 | Primeira Infância

Secretaria da Primeira Infância constrói plano de ação junto a hospitais alagoanos

A iniciativa tem o intuito de obter o selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Rodrigo Marinho / Ascom Cria

Fabiana Barros / Ascom Cria

Conquistar o selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) tem um grande significado para o Estado de Alagoas. Por isso, na semana passada, técnicos da Secretaria da Primeira Infância (Cria) visitaram o Hospital da Mulher e os Hospitais Regionais da Mata, do Norte e Alto Sertão e avançaram para o segundo passo: a construção do plano de ação, iniciada esta semana, na sede do Cria.

O IHAC é conferido pelo Ministério da Saúde (MS) aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Outros critérios são considerados, a exemplo do cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto.

Além de garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Segundo o técnico da Primeira Infância, Gustavo Rocha, atualmente, em Alagoas, existem quatro instituições com o selo IHAC e todas filantrópicas. São elas: Maternidade Nossa Senhora da Guia, Maternidade Santa Rita de Palmeira dos Índios, Maternidade do Hospital Regional de Arapiraca e Santa Casa de São Miguel dos Campos. “O próximo passo será a execução do plano e iremos acompanhar para continuar contribuindo. Cada hospital indicou o seu prazo dentro das suas possibilidades”, explicou.

Objetivos do selo

Segundo Gustavo, entre os objetivos do selo estão a diminuição da morbimortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação, mobilização e capacitação de profissionais de saúde para mudarem rotinas e condutas inadequadas que possam prejudicar a amamentação e determinar um desmame precoce; implementar os Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno, entre outros.

A diretora-geral do Hospital Regional da Mata, Geany Lopes Vergeth, classificou o plano de ação como “ótima prática de planejamento e gestão preventiva”. Para ela, o instrumento vai descrever os objetivos e definir as tomadas de ações que serão desenvolvidas. “Temos como expectativa institucionalizar a promoção e apoio ao aleitamento materno de forma humanizada e integralizada. Garantindo o bem-estar durante o seu pré-parto e pós-parto”, afirmou Geany.

Para o diretor do Hospital Regional do Norte, Renato Ladislau, a construção do plano de ação dará a oportunidade de enfatizar e expandir o que as unidades colocam em prática em relação ao cuidado infantil. “A expectativa em relação ao selo é a melhoria, cada vez mais, em relação a qualidade no que diz respeito ao atendimento neonatal e pediátrico, assegurando de maneira contínua um ambiente seguro e acolhedor”, ressaltou. De acordo com ele, ao conquistar o selo, a unidade hospitalar se sentirá valorizada, pois terá o reconhecimento de práticas.