27/10/2023 14:11 | Direitos Humanos

Secretaria da Mulher e Direitos Humanos realiza 1º Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não Bináries

Evento, realizado em Maceió, debateu o papel e os desafios destes segmentos na sociedade

Evento contou com várias entidades e promoveu o debate de temas importantes para a comunidade LGBTQIAPN+

Ascom Semudh

Bruno Levy / Ascom Semudh

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) realizou, nesta quinta-feira (26), o 1º Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não Bináries em Maceió, no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé. O evento pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ de várias localidades do país para debater temas como empregabilidade, combate ao preconceito, cultura e direitos humanos, e vai até o dia 29.

Os trabalhos só foram possíveis graças à Gerência de Articulação, Execução e Monitoramento de Políticas Públicas LGBT, criada no início do ano na gestão Paulo Dantas, e que hoje é comandada por Messias Mendonça. “Temos uma gerência atuante, feita por pessoas LGBT na gestão e que só está sendo possível graças a atuação do governador Paulo Dantas, a quem agradeço pelo apoio de sempre. Esperamos que todos que vieram de longe, de outros Estados, cidades, possam dividir conhecimento, que contem suas histórias de vida, suas experiências durante esta jornada”, disse Messias Mendonça, que aproveitou a oportunidade para também agradecer a presença de ativistas de renome local e nacional.

A secretária Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, Dilma Pinheiro, fez questão de exaltar o trabalho da gerência e parabenizar à equipe pelo trabalho de aproximar as pessoas LGBT de tantos lugares em nossa capital. “Toda a programação deste evento foi pensada para informar, instruir e organizar as pautas referentes às políticas públicas para este segmento da sociedade. Os espaços estarão abertos para que possam se emancipar e se auto afirmar como seres livres e que também possuem o direito de amar”, afirmou Dilma Pinheiro.

Ao fim de todas as discussões, um relatório, que servirá como um norteador de políticas públicas, será confeccionado e entregue aos governos Federal e de Alagoas. O Encontro é uma parceria entre Semudh, Selaj, Secult, Seades e entidades ligadas ao ativismo LGBT: Grupo Gay de Maceió (GGM), RedTrans, Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH), Fundo Positivo LGBTQIA+, Fundo Positivo, Act Trans, Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT), Conselhos Estadual e Nacional LGBT. O encontro recebeu apoio do Ibis Budget, de parlamentares e vereadores de Alagoas.