20/06/2023 14:33 | Direitos Humanos

Secretaria da Mulher participa do 17° Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Evento está sendo realizado em Belém (PA) e conta com programação voltada para o Observatório Nacional dos Direitos Humanos


Evento está sendo realizada na cidade de Belém, no Pará

Ascom Semudh


Joanna de Ângelis / Ascom Semudh

A Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas (SEMUDH), representada pela secretária Maria Silva e pelo superintendente Mirabel Alves, participam, de hoje (20) até o dia 22, do 17º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que está sendo realizado na cidade de Belém (PA). Também integra a comitiva o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), promotor de justiça Magno Alexandre Moura.



Segundo a secretária Maria Silva, o fórum busca discutir temas relativos ao planejamento plurianual dos Estados, e auxilia na construção de atividades mais efetivas. "Os direitos humanos atuam no atendimento de demandas urgentes de uma sociedade que busca resultados imediatos na proteção da sua cidadania. Ao integrarmos o nosso planejamento junto ao Governo Federal, estamos garantindo mais avanços para Alagoas, com olhar humanizado e inclusivo", ressaltou.




"Esse encontro nacional é de fundamental importância para coleta de informações e alinhamentos sobre ações conjuntas entre o Governo Federal e os Estados em políticas de direitos humanos", afirmou o presidente do CEDDH, Magno Alexandre Moura.



À convite do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a comitiva integrou a oficina sobre o Observatório Nacional dos Direitos Humanos, com o objetivo de qualificar o projeto, compartilhar experiências e elencar indicadores essenciais na estruturação do monitoramento da pauta nos âmbitos nacional, estadual e municipal.



"O Observa DH é uma plataforma de difusão e análise de informações estratégicas para acompanhamento dos direitos humanos no Brasil, fornecendo evidências para o planejamento e avaliação de políticas públicas, dando um passo mais analítico para ir além", destacou o coordenador-geral de Indicadores e Evidências do ministério, Roberto Pires.


A programação do Fórum conta com mesas de debates sobre  o crescimento da violência de gênero no Brasil, as experiências brasileiras com câmeras corporais, misoginia online e violência contra mulheres, violência contra LGBTQIAP+, racismo e letalidade de negros no Brasil, entre outros assuntos.