06/12/2023 11:45 | Nota Fiscal Cidadã

Secretaria da Fazenda promove palestra sobre educação fiscal em universidade de Arapiraca

Encontro também contou com a participação de cinco instituições sociais do município


Evento ocorreu no auditório do Campus I da Uneal

Ascom Sefaz


Karyne Gomes/ Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) promoveu na última segunda-feira (4) uma palestra de conscientização sobre o Programa de Educação Fiscal (PEF) e a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) destinada aos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).



O evento ocorreu no auditório do Campus I da instituição, localizado em Arapiraca. Durante as atividades na Uneal, as temáticas abordadas incluíram a campanha NFC, a captação e utilização dos recursos pelas entidades sociais credenciadas, e a importância de atuar como disseminador no projeto.



A chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, ressaltou a relevância dos tributos e do controle social para os estudantes de Ciências Contábeis. "Eles participam de um projeto de extensão que os orienta para práticas em entidades, no terceiro setor e no comércio, realizando atividades como o cadastro de pessoas e sensibilização em relação às instituições sociais. Além disso, receberam orientações sobre a NFC, compreendendo o programa, seus objetivos, a quantidade de prêmios disponíveis e outros assuntos", afirmou.



De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Francis Beltrão, este encontro foi fundamental para apresentar aos alunos a campanha NFC, visando torná-los disseminadores dessa iniciativa.   “É necessário sempre buscar conhecimento e informar aos universitários a importância da educação fiscal. E, diante disso, a instituição de ensino tem o compromisso de promover ensino, pesquisa e extensão”, frisou o coordenador da atividade de extensão universitária por título Contabilidade Cidadã.

 

Participaram do evento cinco instituições sociais envolvidas na campanha, todas situadas no agreste alagoano: Casa dos Velhinhos, Associação Civil Lar Semear, Comunidade Terapêutica Nova Vida, Associação Federativa de Capoeira de Alagoas (Afcal) e Abrigo Mãe Rainha.