06/09/2023 15:03 | Gestão e FinançasNota Fiscal Cidadã

Secretaria da Fazenda promove encontro sobre Educação Fiscal no município de Arapiraca

Palestra reuniu diretores, coordenadores e a equipe técnica da 5ª Gerência Especial de Educação

Capacitação falou sobre a importância do Programa de Educação Fiscal e da campanha Nota Fiscal Cidadã

Ascom Sefaz

Karyne Gomes / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou, nesta terça-feira (5), no auditório da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), um encontro sobre Educação Fiscal no município de Arapiraca. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do Programa de Educação Fiscal (PEF) e da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC), a capacitação contou com palestras da Comissão Mista do Grupo de Educação Fiscal (Gefe-AL).

Segundo o presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz-AL, Yuri Miranda, essas iniciativas têm o propósito de envolver ativamente os educadores. "Estamos unindo esforços para sensibilizar secretários, diretores, coordenadores e a equipe técnica da educação. A finalidade é sensibilizar e promover ações para a implementação do programa”, explicou

Presente na palestra, a chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, enfatizou como a NFC tem contribuído para melhorar a vida de muitas pessoas no estado. “Esse momento é uma oportunidade valiosa para convidar outras pessoas a se cadastrarem na campanha. Destaco que o trabalho em conjunto com a comunidade fortalece a conscientização sobre os tributos e seus benefícios para o desenvolvimento de Alagoas”, reforçou.

O gerente da 5ª GEE, Afonso Alcântara, agradeceu pelo encontro e destacou o quanto é essencial este momento para promover o projeto de Educação Fiscal nas escolas. “É fundamental nos reunirmos com os gestores, agora que pretendemos espalhar esse projeto para as equipes escolares e professores. O objetivo é criar um projeto que seja aplicado diretamente aos estudantes e implementá-lo em todas as escolas dos municípios abrangidos pela gerência regional”, frisou.

Além da capacitação, a equipe do PEF da Sefaz-AL deu continuidade em Arapiraca às visitas a entidades que são beneficiadas com os recursos provenientes dos sorteios da campanha NFC.

Associação dos Deficientes Físicos e Mentais

Existente há 34 anos, a instituição oferece serviços de tratamento e reabilitação física, intelectual e visual para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. A equipe é composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, educador físico, e outros. Também contém serviços de equoterapia e distribuição de cadeiras de rodas, muletas e andadores. Ao todo, atende 900 pacientes.

“Adquirimos equipamentos eletrônicos para agilizar tarefas administrativas e melhorar o atendimento a colaboradores, profissionais e usuários. Com os recursos obtidos, conseguimos comprar os itens, incluindo computadores, estabilizadores, registradores de ponto eletrônico, impressoras, bebedouro, micro-ondas, tanquinho de lavar, notebooks, TV, celulares e caixa de som”, disse a coordenadora Keyla Nunes.

Associação Civil Lar Semear

Fundada há 12 anos, a entidade tem o objetivo de auxiliar no processo de recuperação de homens em situação de dependência química e também de seus familiares. Atualmente, atende a 52 pessoas.

“Ao longo dos anos, com os recursos que conquistamos nos sorteios, conseguimos comprar uma TV, caixas de som, microfones, cadeiras de plásticos, ventiladores, fogão industrial, notebooks, armários, camas e impressoras. Essa campanha da NFC é fundamental, pois nos ajuda a fazer um planejamento semestral e permite que a entidade reajuste os seus projetos de acordo com suas necessidades”, comentou a diretora Eliane Soares.