18/01/2024 17:08 | Direitos HumanosCidadania

Secretaria da Cidadania e Tribunal de Justiça realizam 1º Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares

Evento teve o objetivo de reunir e integrar CTs aos demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente


O evento teve como principal objetivo reunir e integrar os conselheiros tutelares

Ascom Secdef


Lívia Holanda / Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou, nesta quinta-feira (18), em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o 1º Encontro Estadual de Conselheiros/as Tutelares. O evento aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em Maceió, e contou com a participação dos membros dos Conselhos Tutelares dos 102 municípios do estado.

 

O processo de escolha realizado no ano passado resultou em uma renovação de 49% do corpo de conselheiros e conselheiras tutelares de Alagoas. O evento teve como principal objetivo reuni-los e integrá-los, além de fortalecer seus vínculos com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Outro objetivo foi reforçar neles a responsabilidade com o compromisso que assumiram ao tomar posse de seus cargos no último dia 10.


 


Para a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, é importante que os novos conselheiros e conselheiras saibam que têm na Secdef, órgão do poder executivo estadual responsável pela política da criança e do adolescente, um ponto de apoio para a sua atuação nos municípios. 

 

“Nós temos uma equipe técnica experiente e disponível para sanar dúvidas, responder questionamentos, debater sobre os mais variados assuntos que envolvem a temática da infância e da adolescência. A Escola de Conselhos é ligada à nossa secretaria e está sempre de portas abertas para os agentes do Sistema de Garantia de Direitos. O compromisso de zelar pelas crianças e adolescentes de Alagoas é dos conselheiros e conselheiras, mas também é nosso”, afirmou a secretária. O encontro, garantiu Aline, foi o primeiro de muitos momentos formativos que o órgão vai promover ao longo do ano de 2024. 

 



O juiz Ygor Figueirêdo, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ/AL, ressaltou a importância das conversas iniciadas no encontro. “Debates com um viés prático, sobre como desenvolver o melhor trabalho para garantia da proteção integral de nossas crianças e adolescentes. Foi um encontro muito positivo”, afirmou o magistrado.