19/04/2023 18:22 | Assistência Social

Seades e Seteq visitam casa de passagem São Vicente de Paulo

Instituição é conhecida como Casa de Ranquines e assiste 400 pessoas em situação de vulnerabilidade



Beatriz Saldanha / Ascom Seades

As Secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Trabalho e Qualificação (Seteq), por meio dos seus gestores Kátia Born e Arthur Albuquerque, respectivamente, visitaram a casa de passagem São Vicente de Paulo, mais conhecida como Casa de Ranquines. Os representantes estaduais reforçaram a parceria entre as pastas e firmaram o compromisso de realizar ações voltadas para inserção da população em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho.


O abrigo, que fica no bairro do Jaraguá, em Maceió, é a segunda maior casa de acolhimento do Brasil. Atualmente, assiste 400 pessoas desabrigadas por abandono, em situação de rua, em processo de migração, em trânsito, sem residência e sem condições de se sustentar. O local disponibiliza um albergue, alimentação e acolhimento. Além de equipe técnica responsável por fazer os encaminhamentos necessários para as áreas da saúde, educação e assistência social. 


Por intermédio da Seades, a instituição assinou um termo de fomento em 2021 para receber recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) no valor de R$ 1.920 milhão anualmente. O financiamento integral do Estado garante recurso para que a casa se mantenha em funcionamento, prestando o melhor atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.


"É de extrema importância essa parceria com a Seades. É por meio dela que a nossa entrega consegue salvar vidas. Também é satisfatório ver como eles chegam até nós e como saem daqui. Muitos deles nós conseguimos reinserir ao seio familiar, ao mercado de trabalho e ao convívio social." afirmou o frei João Maria, diretor da casa de Ranquines.