27/10/2023 16:46 | Saúde

Saúde realiza VII Encontro do Fórum Perinatal da Rede Cegonha de Alagoas

Encontro discutiu o cuidado materno e fetal intraparto, e foi destinado aos profissionais de saúde dos 102 municípios


Promover o aprimoramento da atenção materna e infantil em Alagoas é a principal missão do Fórum Perinatal

Marco Antonio / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede Cegonha de Alagoas, promoveu, nesta sexta-feira (27), o VII Encontro do Fórum Perinatal de 2023. Com o tema “Cuidado Materno e Fetal Intraparto”, o evento aconteceu na Faculdade Estácio, no bairro Jatiuca, em Maceió, e foi destinado aos profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos. O VII Encontro do Fórum Perinatal oferta um espaço de diálogo, colaborando com a criação do conhecimento coletivo e com a educação em saúde.  A assessora técnica da Rede Cegonha da Sesau, a fisioterapeuta Bárbara Rose, destaca que o encontro promove o aprimoramento da atenção materna e infantil. 


 

“Nosso principal objetivo é manter uma qualidade na assistência, assegurando que a equipe esteja sempre atualizada para que possa proporcionar uma assistência com cada vez mais qualidade. O nosso objetivo é que a assistência ocorra de forma integral desde a gestação, passando pelo parto, puerpério e a primeira infância", enfatizou Bárbara Rose.


Ainda de acordo com a assessora, o fórum busca sensibilizar os profissionais sobre a necessidade de aprimorar a atenção ao parto e nascimento, construindo alianças estratégicas. “Precisamos sensibilizar os profissionais que atuam durante o parto para que tenham um olhar mais humanizado para os pacientes. Hoje, estamos abordando a monitorização intraparto materno e fetal, explicando quais são as práticas que podemos utilizar durante o processo de trabalho de parto que estarão ajudando as mulheres no processo de parturição”, salientou.


No decorrer do evento, foi reforçada a relevância da vigilância fetal intraparto e dos recursos integrativos e complementares durante o trabalho de parto. Os participantes também acompanharam as palestras “Vigilância Fetal Intraparto”, com a enfermeira obstétrica Luana Brandão, e “Recursos integrativos e complementares durante o trabalho parto”, ministrada pela fisioterapeuta Bárbara Rose. Importância




Participando pela primeira vez do fórum, a fisioterapeuta da cidade de Arapiraca, Daniela Barbosa, destacou a importância deste tipo de evento para uma melhor assistência aos pacientes. “Participar deste encontro é fundamental para nos deixar mais atualizados sobre os temas e oferecer uma melhor assistência aos pacientes. Estou revivendo agora o parto, tive uma filha há alguns meses, e vi de perto a importância de possuir profissionais preparados e humanizados”, disse.


A Rede Cegonha é um modelo de atenção que amplia e fortalece a assistência às grávidas e às crianças até o segundo ano de vida. O programa prevê um conjunto de ações que visam integrar e ampliar uma rede de cuidados, que assegure às mulheres assistência adequada desde o planejamento familiar, a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, pós-parto e a atenção ao bebê. A rede também tem o papel de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.