01/07/2022 15:21 | Cultura

São João em Alagoas gera emprego e renda aos comerciantes locais

Além de lazer, o evento Arraial da Gente garante trabalho a profissionais da música e ambulantes


Almir Fernandes


Camylla Thomasya / Ascom Secult

Neste mês de junho, os festejos juninos estão em todas as partes de Alagoas. Do litoral ao sertão, teve São João. Os eventos realizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), contam com 30 dias de apresentações em vários bairros da cidade de Maceió e também nos interiores.

 

Aproximadamente, 300 artistas passaram pelos palcos do Arraial da Gente, o Maior São João de Todos os Tempos. Entre o forró eletrônico e o tradicional pé de serra, os ritmos nordestinos foram prioridade no evento, que reuniram milhares de pessoas por onde passaram. Valorizando a cultura local, tivemos a oportunidade de assistir apresentações de artistas alagoanos em toda a programação, além de grandes nomes da música nacional.

 

Mas nem tudo é festa, para os comerciantes, esta foi a oportunidade de voltar às ruas e retomar as vendas do setor, bastante afetado pelos dois anos de pandemia em que estiveram reclusos de exercer suas atividades.

 

Claudia Kelly Silva esteve no Arraiá Nelson da Rabeca, no Benedito Bentes 2, com sua barraca de bebidas durante os quatro dias de festejos no local, ela explica a importância do evento para o seu ofício. “A gente não tava podendo trabalhar por causa da pandemia, não tinha evento, agora com esse São João conseguimos montar as barracas, o movimento ajuda bastante” disse ela.

 

“Claro que os nossos eventos são voltados ao lazer das comunidades, mas também há a preocupação de oportunizar o desenvolvimento local, neste caso os comerciantes, tão afetados durante a pandemia”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

 

A estimativa do Governo é que mais de 30 mil empregos diretos e indiretos foram gerados durante os 30 dias de festa. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, a programação contemplou todas as regiões do Estado.

 

“Esse foi o Maior São Joao de todos os tempos, não somente pelas atrações, mas também pela quantidade de municípios que receberam os festejos juninos. Todas as regiões e mais de 20 municípios alagoanos receberam os festejos. Levamos entretenimento para a população, mas também desenvolvimento local”, disse a titular da pasta.