10/02/2023 19:20 | Saúde

OPERAÇÃO VERÃO

Samu terá atendimento especial para alta estação com motolâncias e Serviço Aeromédico

Veículos mais ágeis para primeiros socorros aguardarão ocorrências em pontos estratégicos da orla


Samu terá atendimento especial para alta estação com motolâncias e Serviço Aeromédico

Carla Cleto


Thyeres Medeiros / Ascom Sesau

Durante o verão, certos tipos de ocorrências se tornam mais frequentes para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, como os casos de afogamentos e acidentes de trânsito. Para dar um atendimento ainda mais ágil nesses casos, durante o mês de fevereiro, equipes de motolância da Central Maceió estarão em pontos estratégicos para dar um tempo-resposta ainda menor para as ocorrências.


Todos os dias deste mês, as equipes alternarão entre os seis Pontos Base estabelecidos no plano: na Orla Marítima, Marco dos Corais e Feira de Artesanato da Pajuçara; no Farol, Shopping Cidade e Ibama; na parte alta, Shopping Pátio Maceió e Correios Tabuleiro.


Durante as prévias de carnaval, entre 11 e 12 de fevereiro, e ainda no período carnavalesco de 18 a 21 de fevereiro, o Serviço Aeromédico do Samu Alagoas também fará operações de patrulhamento na orla alagoana e terá outros pontos bases nas cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Praia do Gunga, em na cidade de Roteiro.


Para o Coordenador-geral do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, a operação busca dar mais agilidade no atendimento primário para estabilização de pacientes. “Nosso foco neste período de alta temporada é prestar, de forma ainda mais rápida, os primeiros socorros aos foliões que precisarem de atendimento para termos um carnaval tranquilo”, ressaltou o supervisor.


ORIENTAÇÕES DE SAÚDE

Para brincar o carnaval sem complicações, o Samu Alagoas orienta sobre os cuidados para tomar durante o período festivo. Ainda de acordo com o médico Jhonat Silva, é importante manter a hidratação e estar sempre protegido do sol.


“Os melhores aliados dos foliões serão sempre água, alimentação leve e protetor solar. Somando a alta ingestão de bebidas alcoólicas com o calor da nossa cidade, muita gente acaba passando mal por estar desidratado ou com insolação” explica Jhonat.


Outra observação importante é a combinação extremamente perigosa de álcool e direção. “Mesmo quando o cidadão considera que vai “beber pouco”, é muito mais prudente se deslocar para as festas de forma segura, seja táxi, ônibus ou transporte por aplicativo. Segurança deve estar sempre em primeiro lugar”, finaliza o coordenador.