17/08/2023 17:39 | SaúdeCapacitação

Samu realiza curso e simulação de atendimento a múltiplas vítimas nesta sexta e sábado

As aulas teóricas vão ocorrer no auditório da Uncisal; simulação será realizada no Centro de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino

Simulação irá ocorrer com base nos casos de acidentes de múltiplas vítimas

Carla Cleto / Arquivo Ascom Sesau

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (29), no horário das 7h às 18h, o Curso e Simulação sobre Atendimento a Múltiplas Vítimas.

A ação é destinada aos socorristas do órgão e aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Serviço Alagoano Voluntário de Emergência (Salve), com objetivo de prepará-los para atuar nos casos de ocorrências com muitas vítimas.

A programação será composta de uma parte teórica e outra prática, e para realiza-la, o Samu contará com o apoio das empresas Cronos Saúde, SEG Emergência Saúde, Alfa Curativos e Unimed Maceió. As aulas teóricas serão realizadas nesta sexta-feira (18), no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche; já a simulação, vai ocorrer no sábado (19), no Centro Municipal de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino, situado no bairro Pontal da Barra, ambos na capital alagoana.

No primeiro dia, a partir das 7h, haverá aulas teóricas onde vão ser discutidos vários temas, como atenção psicossocial em desastres e ação em gerenciamento de crises. O curso também vai tratar do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), do método The Simple Triage And Rapid Treatment (START) e haverá um exercício simulado de mesa de operação.

No segundo dia irão ocorrer várias simulações de atendimentos com múltiplas vítimas, com a participação de 55 figurantes que vão simular acidentes e desastres, baseados em situações reais. O curso será exclusivo para os profissionais das entidades parceiras e convidadas.

Segundo o coordenador da Central Maceió do Samu, médico Jhonat Silva, o evento será uma excelente oportunidade para os profissionais realizarem simulação focando nas múltiplas vítimas. "Para isso, iremos contar com a participação de praticamente todas as instituições envolvidas numa situação real e que têm como foco o atendimento de urgência e emergência", ressaltou.

O coordenador do NEP da Central Maceió do Samu, médico Jordiran Soares, salientou que o curso, e principalmente, a simulação, é mais uma forma de treinar os profissionais que atuam em socorro para que possam realizar um atendimento pré-hospitalar com eficiência e eficácia. "Para isso, a integração de várias entidades é fundamental, todas imbuídas do mesmo propósito, que é salvar mais vidas", destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o curso será uma excelente oportunidade para que os profissionais aprimorem seus conhecimentos. “A ação servirá para que os socorristas do Samu possam treinar um evento com múltiplas vítimas, o que é mais raro de ocorrer, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento que os profissionais realizam diariamente”, frisou o gestor da saúde estadual.