26/02/2024 16:59 | SegurançaSaúde

Samu realiza Curso de Formação para novos motossocorristas

Capacitação é voltada para técnicos de enfermagem e enfermeiros, visando habilitar mais profissionais para o Serviço de Motolância


Serviço de Motolância agiliza o atendimento aos usuários que acionam o Samu

Carla Cleto / Ascom Sesau


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas iniciou, nesta segunda-feira (26), o curso de formação para os novos motossocorristas que atuam no Serviço de Motolância. As aulas teóricas estão sendo realizadas durante toda semana, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central de Maceió, no Farol. A primeira etapa da capacitação foi realizada na semana passada, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, com o Teste de Aptidão Física (TAF).

 

Participam da formação, 16 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros. O curso tem o objetivo principal de habilitar mais profissionais para que o Serviço de Motolância seja ampliado e possa prestar atendimento ainda mais qualificado à população, especialmente em lugares de difícil acesso e também nas rodovias, onde ocorrem os acidentes de trânsito com mais frequência.



 

“A formação de mais profissionais para o Serviço de Motolância é fundamental para que o Samu tenha o suporte necessário que assegure o salvamento de mais vidas, que é o papel desempenhado pelos motossocorristas. Isso, porque eles chegam primeiro no local do acidente, dando suporte aos profissionais das ambulâncias, seja unidade básica ou avançada, ou reduzindo o tempo-resposta no atendimento", destacou a coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.

 

A atuação dos motossocorristas é baseada nas portarias 2.971/2008 e 1010/2012, do Ministério da Saúde. Durante toda semana, além de aulas teóricas, os profissionais terão também aulas práticas com as motos. "Os motossocorristas são fundamentais para o atendimento de urgência e emergência, porque são os primeiros a chegar ao local do acidente, estabilizando o quadro clínico da vítima", frisou o coordenador do NEP do Samu, médico Antônio Mansur.

 

Dentre os assuntos abordados na formação estão manutenção básica em motolância, legislação de trânsito e direção defensiva, instruções específicas sobre pilotagem, treinamento em pista com cones, tipos de curvas e como fazê-las com segurança, segurança de cena local do acidente ou intercorrência.

 

Os profissionais também vão aprender a realizar manobras específicas, como o exercício de equilíbrio, frenagem de emergência, condutas defensivas, ou seja, conduzir a moto, evitando acidentes, apesar das ações incorretas de outros condutores nas ruas e rodovias.

 

"Ao concluir o curso estaremos totalmente aptos para atender melhor a população alagoana, contribuindo para que possamos salvar mais vidas", ressaltou o técnico de enfermagem e aluno do Curso de Formação de Motossocorristas, Wylton da Silva Siqueira, que trabalha no NEP do Samu.