10/11/2023 17:25 | SaúdeEducação

Samu nas Escolas vai ao bairro Antares e orienta estudantes sobre primeiros socorros

Realizado em parceria com a Ufal, o projeto de extensão conta com a participação de acadêmicos de várias instituições


Projeto Samu nas Escolas leva orientações sobre os primeiros socorros e os malefícios causados pelos trotes

Marco Antonio / Ascom Sesau


Neide Brandão / Ascom Sesau

Os olhinhos de Cauãn da Silva, de 10 anos, brilhavam ao conhecer de perto uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele é aluno do 3º ano da Escola Municipal Doutora Nise da Silveira, localizada no bairro Antares, em Maceió, que foi contemplada, nesta sexta-feira (10), com o Projeto Samu nas Escolas. "Eu aprendi que posso salvar pessoas queimadas ou que levam choques de uma forma simples, realizando os primeiros socorros até a chegada do atendimento de urgência, que é realizado pelos socorristas do Samu", ressaltou o estudante.




Como ele, Jhonatan dos Santos, de 9 anos, seu colega de turma, também teve muitos aprendizados. "O Samu faz um trabalho sério, muito bonito e que envolve a vida das pessoas. Ligar para lá por brincadeira só prejudica, porque vidas deixam de ser salvas", ressaltou o aluno. A assistente social do Samu, Goretti Bastos, uma das responsáveis pelo projeto, explicou que o Samu nas Escolas é um projeto de extensão, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a participação de acadêmicos de várias instituições educacionais do ensino superior. O principal intuito da ação nas escolas é justamente o de expandir conhecimentos práticos de primeiros socorros e minimizar o número de trotes. 

 

"Passamos informações claras sobre o assunto, especificamente sobre engasgo, queimaduras, choque elétrico, desmaios e quedas em que haja quebra de braço e pernas. Paralelamente, também orientamos e mostramos os malefícios dos trotes destinados ao Samu", enfatizou.


Ela explicou que o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió capacita acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social para repassarem o conhecimento aos estudantes das escolas. "A capacitação dos acadêmicos é ministrada por profissionais do Samu e as ações nas escolas também são supervisionadas", especificou a assistente social.




O coordenador do NEP do Samu Maceió,  médico Jordiran Soares, reforçou os danos que o trote traz para a saúde alagoana. "Esse projeto tem uma peculiaridade e uma prioridade: conscientizar nossas crianças a respeito dos perigos do trote. Prática danosa ao sistema de saúde e principalmente ao Samu, que acaba destinando recursos importantes para situações falsas o que pode prejudicar a vida de muitos alagoanos", alertou. Interessados Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar a ação do projeto.


Para isso, solicitar o agendar pelo pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com.