11/03/2024 13:24 | Saúde

Samu Alagoas seleciona acadêmicos para participar do Projeto Samu nas Escolas deste ano

Ao todo serão selecionados 35 acadêmicos para participar da iniciativa ao longo deste ano


Samu nas Escolas é um Projeto de Extensão da Ufal, junto com a Sesau

Arnaldo Santtos - Ascom Samu


Arnaldo Santtos - Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou os preparativos práticos para realizar a seleção de acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social para fazerem parte do Projeto Samu nas Escolas (PSE) deste ano. A etapa prática de seleção foi realizada no último sábado (9), com apresentação de um tema (sorteado na hora) para uma banca examinadora, composta por profissionais do Samu e de acadêmicos que já fazem parte do projeto. 

Serão selecionados 35 acadêmicos, dos cem participantes. A seleção dos acadêmicos ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, situada no bairro Farol, em Maceió. "O Samu nas Escolas é um projeto cidadão, que tem contribuído, efetivamente, para reduzir o índice de trotes, além de ser um instrumento multiplicador das informações, sobre os primeiros socorros", destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Projeto Samu nas Escolas é extremamente relevante. “Sua importância consiste em alertar contra os trotes, explicar a sua finalidade, além de ensinar noções de primeiros socorros para os nossos pequenos”, enfatizou.

A próxima etapa está prevista para a sexta-feira (15), em que os acadêmicos, já selecionados, irão produzir material didático (de forma lúdica, utilizando dinâmicas, dramatizações e jogos – linguagem acessível às crianças e adolescentes) para as palestras/aulas que serão dadas aos alunos do ensino fundamental e médio, durante todo o ano, nas escolas que serão contempladas com o PSE. Qualquer escola pública ou privada pode ser contemplada.

Para que a escola possa ser contemplada com o Projeto Samu nas Escolas é necessário entrar em contato pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com, com as assistentes sociais Maria Liege Batista Araújo e Maria Goretti Bastos, enviando um ofício solicitando a participação. O Serviço Social irá agendar o dia e hora de cada unidade escolar, seja pública ou privada. No ofício é preciso colocar a idade dos alunos, o nome completo da escola e se é de ensino fundamental ou médio.

Para o acadêmico de medicina, Carlos Manoel Tenório da Costa, 23 anos, do 3º período, da Unima/Afya - Centro Universitário de Maceió, que participou da seleção no último sábado, “a perspectiva de participar do Projeto Samu nas Escolas é muito grande. Tenho conhecimento de que o projeto é muito importante para a população, principalmente para crianças e adolescentes na redução dos trotes e por isso tenho a vontade de contribuir, ainda mais, prestando um excelente serviço à população”, destacou o acadêmico.

Dentro do calendário da seleção dos acadêmicos, está prevista uma capacitação aos acadêmicos selecionados sobre atendimentos de urgência e emergência, estrutura administrativa do Samu e também sobre primeiros socorros. A capacitação será no próximo dia 16 no auditório do Nep, em Maceió. O início das ações, nas escolas, está previsto para o dia 22 de março.

O programa 

O Projeto Samu nas Escolas (PSE) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criado em 2014 e tem o objetivo principal de reduzir os trotes. Hoje, além de assuntos sobre os malefícios que os trotes provocam, no conteúdo está previsto também noções básicas de primeiros socorros.