21/03/2024 15:04 | Desenvolvimento Humano

Samu Alagoas promove palestra sobre ética no ambiente de trabalho

Palestra ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente da Central Maceió

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Carlos Eduardo de Couto, que iniciou a palestra com uma reflexão sobre a serenidade

Larissa Sátiro / Ascom Sesau

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

Com o tema ‘Ética e Relações Interpessoais no Ambiente do Trabalho’, diversos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram de uma palestra onde foram realizadas dinâmicas de grupo, além de reflexões sobre autoconhecimento e exaltação ao respeito, justiça, lealdade, trabalho em equipe e honestidade no ambiente de trabalho. A palestra ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, situada no bairro Farol.

Para ministrar a palestra foi convidado o psicólogo Carlos Eduardo de Couto, que iniciou a palestra com uma reflexão, baseada na Oração da Serenidade. Segundo ela, suplica-se ao Divino a serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para reconhecer a diferença uma das outras.

De acordo com o psicólogo, em todo ambiente de trabalho há uma diversidade de pessoas que têm muitas ideias em comum e também divergentes, como pensamentos, pontos de vista sobre política, sexualidade e religião. "Mas é preciso que os profissionais tenham uma postura ética e respeitem as opiniões dos outros", destacou Carlos Eduardo de Couto.

Há também os códigos de ética profissionais, ainda conforme o psicólogo, e eles precisam ser respeitados pelos profissionais de cada área. "Para um ambiente harmônico, é também relevante que os enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e outras profissões respeitem seus códigos de ética que regem suas profissões", salientou o psicólogo.

Cuidado

Carlos Eduardo de Couto destacou que, no ambiente de trabalho, o profissional deve ter uma postura de tratar todos de igual forma, além de agir com bom-senso e responsabilidade, além de ter consciência do papel que realiza dentro da instituição. “É preciso também ter muito cuidado no que se ouve e no que se fala para os outros colegas”, enfatizou o psicólogo.

Segundo a coordenadora da Central Maceió do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, a palavra respeito deve prevalecer em todo ambiente, seja na família, entre colegas e amigos e, principalmente, no ambiente de trabalho. "A palavra colaboração deve, também, ser colocada em prática, no dia a dia, porque o trabalho que se realiza nas urgências e emergências ou no ambiente hospitalar, requer união de toda a equipe para se realizar um trabalho de qualidade às pessoas que precisam de assistência", frisou a gestora do Samu.

Para a servidora do Samu, Marta Valéria Alcântara de Mendonça Melo, a palestra foi muito importante porque fez os servidores refletirem sobre as atitudes e comportamentos no cotidiano do ambiente de trabalho. "Tratar todos os colegas com igualdade e atuar com espírito de equipe é muito importante para se fazer um bom trabalho”, pontuou.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas do Samu, Karine Cynthia dos Santos, promover a cultura da ética e da responsabilidade no ambiente do trabalho é fundamental para que os servidores possam viver em harmonia. Processo que é muito importante para todos, seja para os próprios servidores, como também para a instituição.

"É no ambiente do trabalho onde as pessoas passam a maior parte do tempo e, por isso, deve ser um lugar harmônico, mas nem sempre é assim. O colega, muitas vezes, fere o outro mas esse comportamento pode ser mudado se houver respeito, empatia, honestidade, integridade e espírito de coletividade, ou  seja, embora o outro possa ferir, mas ele pode também curar o colega com palavras que possam confortá-lo, quando não estiver se sentindo bem, num determinado momento", destacou Karine Cynthia dos Santos.