07/03/2024 17:42 | Saúde

Samu Alagoas conclui Curso de Formação de Motossocorristas do Serviço de Motolância

Formação visa habilitar novos profissionais para que o Serviço de Motolância seja ampliado e possa prestar atendimento ainda mais qualificado à população


Alunos aprenderam a realizar manobras específicas, como o exercício de equilíbrio e frenagem de emergência


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas concluiu mais uma turma do Curso de Formação de Motossocorristas, tornando-os habilitados para atuar no Serviço de Motolância. Com carga horária de 72 horas, o treinamento foi dividido em aulas teóricas, no auditório da Central Maceió, no bairro Farol, e práticas, realizadas no antigo campus Tamandaré, no Pontal da Barra.



 

Entre os alunos estavam duas enfermeiras da Central Arapiraca e uma técnica de enfermagem da Central Maceió. Esta foi a primeira vez que o curso teve a participação de profissionais mulheres.

 

Entre os assuntos estudados e discutidos durante toda a semana estão a manutenção básica das motolâncias, legislação de trânsito e direção defensiva. Também foram repassadas instruções específicas sobre pilotagem, treinamento em pista com cones, tipos de curvas e como fazê-las com segurança, bem como segurança de cena no local do acidente e intercorrências.

 

Os profissionais também aprenderam a realizar manobras específicas, como o exercício de equilíbrio e frenagem de emergência. Ainda foram ensinadas condutas defensivas, ou seja, como os motossocorristas devem conduzir as motocicletas, evitando acidentes, mesmo diante das ações de outros condutores nas ruas e rodovias.

 

“O curso teve o objetivo principal de habilitar novos profissionais para que o serviço de Motolância seja ampliado e possa prestar atendimento ainda mais qualificado à população alagoana. Esses profissionais chegam primeiro em lugares de difícil acesso e também nas ruas e avenidas onde ocorrem os acidentes de trânsito com mais frequência. Com essa agilidade eles dão suporte aos profissionais das ambulâncias, reduzindo o tempo-resposta no atendimento", destacou a coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.



 

Concluintes

 

Entre as concluintes do Curso de Formação de Motossocorristas está a enfermeira Monallyza Ferreira de Lacerda, que destacou ter sido uma honra fazer parte da primeira turma de mulheres motossocorristas. “Foram dias desgastantes, mas de muito aprendizado. Quero agradecer a toda a equipe que fez acontecer essa formação”, frisou.

 

A enfermeira da Central Arapiraca do Samu, Daiana Higino, disse que foi uma grande satisfação. “Com este treinamento ultrapassei limites pessoais e profissionais, principalmente por ter ciência da importância que ele tem em relação ao tempo-resposta dos atendimentos para toda a população”, enfatizou.

 

Para a técnica de enfermagem, Karol Soares, a formação proporcionou conhecimentos teóricos e práticos, além de instruções que irão ajudá-la a aprimorar as habilidades para melhor atender à população. “Estou pronta para fazer parte do quadro de motosocorristas”, sentenciou.